Cena de gravação com uma claquete em evidência

Ao contrário do que muitos podem imaginar, continuidade e continuação são coisas diferentes. Continuação é uma sequência de franquias de um filme. O Poderoso Chefão, por exemplo, é uma trilogia, ou seja, um filme com duas continuações, duas sequências.

Já a continuidade é a atenção dada a um filme para que ele seja coerente. Mas como assim? Bom, um filme, um vídeo, não é gravado em “plano-sequência”, ou seja, direto, sem cortes e apenas uma vez. Muitas vezes, é necessário regravar uma cena por diversos motivos. Ela pode não ter ficado boa, teve que ser interrompida, a gravação deu problema etc.

Vamos supor que nessa cena tenha um copo d’água. A princípio, esse copo d’água aparece cheio, depois ele aparece pela metade, depois está cheio de novo. Isso causa um estranhamento no espectador e então é preciso estar atento a esses detalhes. A pessoa responsável por isso é chamada de continuísta ou script supervisor, supervisor de roteiro em inglês.

O papel do continuísta é acompanhar o roteiro e garantir que o filme faça sentido. Garantir que o ator esteja olhando para o mesmo lugar, que a luz seja a mesma, que os cabelos dos atores não estejam diferentes, ou talvez algo mais “sério”, como um personagem se acidentar na trama e o machucado sumir de repente. Outro exemplo é a série de grande sucesso “Friends”. No quarto episódio da terceira temporada, Chandler (Matthew Perry) está sofrendo por um desentendimento com sua namorada Janice (Maggie Wheeler) e então Rachel (Jennifer Aniston) e Monica (Courtney Cox) oferecem sorvete para ele afogar suas mágoas. Se você observar atentamente, no início da cena, Rachel entrega um pote de sorvete verde para ele e, quando a câmera muda o enquadramento, o pote de sorvete é roxo.

 

                         

Além do senso comum de por que as produções audiovisuais não podem ter esses tipos de erros, uma vez que esses estranhamentos são causados, a atenção do espectador fica voltada para isso, o espectador se dispersa do discurso e da história narrada e o filme perde seu propósito de entreter e/ou informar. Por isso, muita atenção ao produzir um vídeo. Com certeza, fará toda a diferença!

 

Confira o Minuto Educação sobre o assunto:

 

Informações

Pular para o conteúdo