Ampola com gráfico do desenho

O Brainstorming ou Tempestade Cerebral, conhecido instrumento de busca de ideias iniciais para projetos ou estudos realizados por grupos em instituições de ensino ou empresas pode ser revisto para o momento atual, em que a tecnologia nos oferece tantas alternativas de comunicação, para que seja utilizado digitalmente, via internet.

Pensando nesta possibilidade, surgiu a ideia do Brainstorming Ping-Pong, estratégia através da qual estudantes ou profissionais, utilizando ferramentas simples como contas de e-mail ou redes sociais (Twitter, Facebook, G+) ou comunicadores como Skype e Whatsapp, instados a pensar rapidamente (ou não, de acordo com a proposta do professor ou do gestor) sobre um determinado tema, na medida em que têm ideias surgindo sobre tal assunto, enviam mensagens rápidas para os demais envolvidos nesta discussão.

Neste sentido, por exemplo, imaginemos o surgimento de um projeto relacionado ao tema “Ética na Política” e, a proposição do gestor ou professor da iniciativa pedindo aos participantes que enviem insights sobre o que pode ser feito para que as pessoas atuem de forma correta e cidadã no que tange a administração pública, sejam os políticos propriamente ditos ou a população, e teríamos algo correndo da seguinte forma:

Mensagem 1 – Creio que a impunidade é um fator que estimula o comportamento errado, a corrupção e os desmandos.

Mensagem 2 – É preciso criar legislação mais ágil, dura e eficiente que puna os políticos envolvidos em casos de corrupção.

Mensagem 3 – Os envolvidos em casos de corrupção no setor público devem perder seus mandatos e ressarcir os cofres públicos com o congelamento de seus bens.

Tendo em vista estas e outras mensagens que eventualmente surgissem, o projeto poderia então focar em questões como impunidade, legislação, corrupção e demandar, deste modo, pesquisas, entrevistas, estatísticas, estudo de casos…

O termo “Brainstorming Ping-Pong” refere-se, portanto, a esta troca rápida via internet de informações e dados iniciais, pontuais e de interesse, relacionados a temáticas e projetos demandados em empresas e escolas, tendo a proposta de gerar a espontânea coleta de dados para que, com base nos mesmos, se inicie e amadureçam iniciativas como projetos e produtos.

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