Ilustração com desenhos de lâmpadas

Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra. Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser). E conceito é a definição de um determinado termo. Um exemplo: se o objetivo é o aluno identificar o que é um inseto no contexto dos demais invertebrados, o professor deve eleger como conteúdo animais invertebrados, apresentar o conceito de inseto e explicar o aspecto que o diferencia dos animais que não possuem ossos. Observe que é preciso definir primeiro os objetivos de ensino e aprendizagem para depois selecionar e organizar os conteúdos. (Consultoria Ivaneide da Silva, do Instituto Singularidades, e Magali Silvestre, da Universidade de Mogi das Cruzes, do link da Revista Nova Escola)”

 

Compreendo ser necessário ampliar o conceito de Objetivo para algo que vai além daquilo “que se espera que a turma aprenda”, acrescentando a ideia de que este aprendizado compreende o que a sociedade espera, define, compreende e estipula como bases de aprendizagem para cada etapa do processo formativo dos estudantes, da Educação Infantil a Universidade. Em cada uma destas fases da formação do educando há, certamente, “determinadas condições de ensino”, que irão variar de instituição para instituição (assim como no tocante as diversidades regionais e locais) mas que, no geral, por conta dos órgãos reguladores da educação no país, tendem a ser aproximados ou mesmo iguais nos conformes dos anos escolares e faixas etárias aos quais se aplicam.

É bastante importante a relação direta que deve ser estabelecida entre Objetivo e Conteúdos, como ressaltado no texto das especialistas que abre este artigo. Por conta disso, os objetivos têm que ser realistas, próximos e pertinentes com o que se prevê em termos de conteúdos a serem trabalhados. A subjetividade deve ser combatida a qualquer preço, a escola precisa ter os pés no chão, o que infelizmente não acontece em muitos planos de ensino, situação esta que está sendo superada por muitos docentes. O planejamento deve acompanhar o docente por todo o ano ou período coberto por tal documento.

É certo que os Conteúdos se relacionam aos saberes apresentados, discutidos, ensinados e que se espera sejam aprendidos pelos estudantes. Ampliar a noção de saberes, entendendo-os como algo que oportuniza a inclusão e valoriza, mas que vai além de conhecimentos teóricos, trabalhando tais saberes também como habilidades (relacionando ao mundo real, a ação, a prática) e atitudes (pensando nas relações interpessoais e, mesmo, no desenvolvimento intrapessoal) têm sido uma prática mais constante, considerada e atual, ou seja, nos conformes das necessidades do mundo de hoje.

E é no âmbito dos Conteúdos que se inserem os Conceitos que, como bem foi explicado, compreendem as definições relativas a praticamente tudo o que existe ao nosso redor, daquilo que é físico e palpável as abstrações e pensamentos trazidos por filósofos e pensadores das mais variadas áreas do conhecimento.

Os Conteúdos, porém, compreendem também a questão dos procedimentos. Neste sentido aborda-se a questão do método, o como fazer, os passos da realização, seja ela experimental ou teórica. Ensinar os procedimentos infere preparar para cobranças relacionadas não somente ao cotidiano escolar, mas a ações que serão no futuro destes educandos, preciosas para sua vida pessoal e profissional. 

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