Saeb 2019: Sistema de Avaliação da Educação Básica

A edição do Saeb 2019 acontece no mês de Outubro. Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o programa. Confira!


Lápis vermelho sobre gabarito de uma prova

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um dos Indicadores de Educação criado pelo Governo Federal e que visa avaliar a qualidade do ensino no país. Embora ele não seja tão novo, é comum que professores, pedagogos e gestores escolares tenham dúvidas sobre o seu funcionamento e objetivo.

Então, para tirar suas dúvidas em relação ao programa, criamos este artigo. Nele, vamos explicar como funciona e citar quando será o Saeb 2019, além de citar outras informações importantes sobre o assunto.

O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)?

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas e questionários em larga escala, que é aplicado em escolas públicas e privadas de todo o país. A adesão ao programa é obrigatória para as instituições públicas, municipais e federais, mas facultativa para as escolas particulares, sendo que algumas delas são sorteadas.

O programa foi criado em 1990, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como principal objetivo calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico geral da Educação Básica do país.

O resultado das avaliações serve para que seja criado um indicador de qualidade do ensino das escolas de todo o país. Esse índice de qualidade é divulgado a cada dois anos e permite que as instituições façam mudanças no Projeto Pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Quando será a edição do Saeb 2019?

Em 2019, as provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Os exames serão realizados para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na Educação Infantil, serão questionários que os professores irão responder pelos alunos.

Nesta edição, o Saeb passou por mudanças de acordo com a Portaria Nº 366, como:

  • Outros exames como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) deixam de ser utilizados, tornando o Saeb o único exame;
  • A Educação Infantil foi inserida no programa esse ano por meio de questionários e será realizada por amostragem;
  • As provas serão aplicadas sempre em anos ímpares e os resultados serão divulgados nos anos pares;
  • Estudantes do 9º ano farão provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas por amostragem. Nos anos anteriores, apenas as disciplinas de Português e Matemática eram avaliadas, mas o Ideb não vai considerar os resultados das novas matérias porque, nos anos anteriores, essas áreas não foram cobradas no exame;
  • A avaliação de alfabetização, que antes era aplicada apenas no 3º ano do Ensino Fundamental, agora será aplicada para estudantes do 2º ano, por amostragem;
  • Serão criadas matrizes de avaliação para as novas áreas;
  • As provas contemplarão competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) somente onde já aconteceram as mudanças;
  • As escolas particulares receberão resultados individuais da avaliação;

Qual é a importância do Saeb para as escolas?

A participação no Saeb 2019 serve para que todas as escolas tenham seu Ideb calculado. Então, os gestores de redes de ensino podem observar a média da instituição pela qual são responsáveis e criar planos de ações para a melhoria dos seus índices. Dessa forma, é possível identificar se o nível de aprendizado dos alunos é satisfatório e suficiente para que eles prestem outras provas como Vestibular e Enem e tenham bom desempenho.

Além disso, os gestores podem comparar o desempenho dos estudantes com as edições anteriores. Com a análise desses dados, os gestores podem fazer um trabalho com toda a equipe pedagógica para identificar quais pontos devem ser melhorados e criar ações para que o nível de ensino tenha mais qualidade para os próximos anos.

Vale lembrar que, além dos resultados do Saeb 2019, o Ideb ainda é combinado com o índice de aprovação, reprovação e abandono dos alunos, dados que são obtidos por meio do Censo Escolar.

No mais, o programa é uma forma que o governo encontrou de avaliar se as escolas estão cumprindo seu papel — que é promover um ensino com qualidade para crianças, adolescentes e jovens.

Como você viu, o Sistema de Avaliação Básica (Saeb) é de suma importância para as escolas avaliarem a qualidade do ensino oferecido. A edição do Saeb 2019 sofreu algumas mudanças, mas o objetivo continua o mesmo.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o Saeb 2019? Então, acesse o webinar que produzimos especialmente sobre o assunto!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter