Formação continuada e tecnologia: como se manter atualizado

A formação continuada precisa estar aliada à tecnologia, e é papel da escola promover esse conhecimento


Duas mulheres utilizando um computador

Assim como acontece com os funcionários de uma empresa, os professores também precisam receber treinamentos para se adaptarem às novas tecnologias. A formação continuada deve acontecer, especialmente nesse cenário onde tudo muda de forma rápida. Os educadores precisam acompanhar o progresso digital, especialmente porque eles precisam manter o interesse dos alunos em sala.

Algumas escolas vão precisar lidar, inclusive, com a resistência de alguns professores para que eles utilizem a tecnologia em sala de aula. Assim, esse é um importante desafio que precisa ser superado pela equipe como um todo.

Confira abaixo como vencer esse desafio e de que maneira a escola pode manter os professores atualizados sobre os progressos da tecnologia relacionando-a ao processo educacional!

Por que a formação continuada é tão importante?

A educação é algo vivo, ou seja, está em constante transformação. Já não se educa mais como na época dos nossos pais, e a forma de ensino hoje também tende a mudar. Vemos, por exemplo, a necessidade de a escola adaptar a forma de ensino à forma de aprender de cada aluno. 

Outra coisa que é perceptível é o uso constante de celulares em sala de aula. Isso é algo que pode causar conflito entre professores e alunos, mas o que devemos nos questionar é: por que os alunos estão mais interessados no que tem no smartphone do que na aula? O que o professor pode fazer para redirecionar esse interesse?

Para criar uma solução, é necessário que o professor tenha suporte suficiente. A escola precisa oferecer conhecimento, ou seja, o que há de novo no ensino, e, assim, os educadores podem colocar em prática esse conhecimento adquirido por meio da formação continuada.

De que maneira a escola pode ajudar o professor?

Ofereça tecnologia para otimizar o tempo

Para descobrir e utilizar o tempo pesquisando sobre as novas tecnologias que podem ser utilizada em sala de aula, a escola precisa facilitar ao máximo o trabalho do professor.

Por exemplo, a escola pode substituir as reuniões presenciais pelas on-line que reduzem o tempo de deslocamento. Podem fazer simulados on-line com um programa de correção automática. Isso certamente será bastante útil.

Mostre que as tecnologias são fáceis de usar

A escola também tem o papel de mostrar como usar a tecnologia no dia a dia pode ser fácil. Isso pode ser feito por meio do exemplo.

A própria administração pode criar um sistema on-line para que o professor possa colocar arquivos importantes, entrar em contato com os pais dos alunos, utilizar como um canal para tirar dúvidas e assim por diante. É preciso que eles se acostumem a utilizar essas ferramentas para, com o passar do tempo, perceber como são úteis e simples de serem utilizadas.

Estimule a participação em eventos

Que tal estimular os seus professores para que eles participem de eventos sobre novas tecnologias em sala de aula? Pode ser presencial ou on-line, mas é importante que a escola arque com os custos, o que na verdade será um investimento, já que assim os educadores poderão utilizar mais recursos em sala de aula e melhorar o ensino.

Portanto, pesquise e esteja sempre atento sobre os eventos da área que podem surgir.

Ofereça possibilidades

De nada adianta falar para o professor que ele precisa incluir a tecnologia, ou mesmo explicar como fazer isso, se o ambiente escolar não consegue proporcionar as condições para a aplicação prática da teoria. Portanto, é importante que a escola consiga dar esse apoio não apenas oferecendo treinamentos e formação continuada, como também equipamentos e softwares para permitir esse trabalho.

Estimule debates entre os professores e a equipe pedagógica

É importante estimular o debate sobre as novas tecnologias dentro da escola. A equipe pedagógica pode fazer reuniões, e delas podem nascer boas ideias. Muitas vezes, o que o professor de uma disciplina está fazendo pode ser aplicado a outras, e uns podem ajudar os outros. Incluir os alunos e pedir a opinião deles sobre como inserir os recursos tecnológicos na escola também é de grande importância.

Veja também como a tecnologia pode integrar a escola e a família de forma mais participativa!

A formação continuada precisa andar lado a lado com as novas tecnologias para que, dessa forma, o ensino e o processo de aprendizagem seja o mais completo possível. A escola tem o papel de estimular nos professores o desejo por esse conhecimento, e de ajudá-los a colocar a estratégia em prática na sala de aula.

Faça parte dessa revolução tecnológica e assine a nossa newsletter. Receba em primeira mão todas as novidades sobre o assunto, principalmente sobre formação continuada.


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter