Como explicar às crianças como a higiene previne doenças

Fazer vídeos animados, cards digitais coloridos e montar um pequeno teatro mostrando como a higiene pode ajudar são algumas boas maneiras


Mãe e filha lavando as mãos na pia do banheiro com sabão líquido

A pandemia do Coronavírus nos mostrou o quanto a simples higiene das mãos pode ser importante para evitar doenças. Mas se para alguns adultos isso é difícil de entender, imagine para uma criança. A depender da idade, elas podem não conseguir relacionar o fato de lavar as mãos com a prevenção das doenças e cabe aos adultos e a escola ajudar nesse entendimento.

Simplesmente dizer para uma criança ou adolescente que eles precisam lavar as mãos não é o suficiente, é preciso dizer o porquê. Dessa forma, o aprendizado é muito melhor e desenvolve o pensamento crítico.

Ter sinceridade e clareza na explicação é o melhor caminho. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar!

Como explicar a importância da higiene para as crianças?

As crianças já estão sendo atingidas por uma série de acontecimentos que podem assustar. Muitas informações estão circulando, sendo que algumas são falsas, o que pode causar um verdadeiro nó na cabeça delas. Além disso, precisam lidar com uma mudança drástica na rotina já que todos os dias iam para a escola e agora, devem ficar em casa.

E não é só ficar em casa, explicar que elas não podem ir na casa dos amiguinhos ou não podem chamar primos e colegas para brincar pode ser bem frustrante e dizer apenas que não pode não é o melhor caminho.

O fato é: como explicar para as crianças porque o isolamento social é importante e os perigos do vírus sem deixá-las ainda mais assustadas? Confira as dicas abaixo e coloque em prática.

Seja honesto

Fale para a criança que existe uma doença que está afetando as pessoas de todo o mundo e que o contato com outras pessoas pode fazer com que a doença passe de uma pessoa para outra. Explique também que podemos sair, se for necessário, tomando cuidados de higiene como o uso de máscaras, usar álcool para limpar as mãos, tomar banho e colocar a roupa para lavar sempre que chegar em casa, entre outros.

Utilize uma linguagem adequada

A depender da idade, a criança pode não entender o que é uma pandemia, nem mesmo o que é um vírus. Portanto, é preciso esclarecer esses termos primeiro e isso pode ser feito de uma forma mais divertida como um desenho ou uma explicação no quadro. Você também pode buscar vídeos animados na internet para explicar melhor.

Fazer um pequeno teatro em casa, uma encenação mostrando como as pessoas pegam o Covid-19 pode ser, além de divertido, muito mais explicativo do que uma simples conversa.

Não fuja das perguntas

Deixar de lado a criança e não responder às perguntas que elas fazem é a pior atitude no momento. Ela precisa entender por que não vai mais à escola e por que não pode ficar perto dos amigos. Não se engane: se você não responder, a criança pode buscar as respostas das quais precisa na internet e absorver informações erradas.

Faça um esquema colorido

A nossa mente se dá melhor com coisas coloridas. Você mesmo, provavelmente gosta mais de ler uma matéria quando a imagens coloridas do que preto e branco, prefere assistir a um filme colorido do que em preto e branco e assim por diante.

A escola pode criar um infográfico, um vídeo animado ou cards digitais coloridos para mostrar como o vírus pode causar a doença dentro do corpo e de que forma ela é transmitida.

Também deve mostrar de que forma a lavagem das mãos elimina o vírus, como o uso de máscaras pode ser essencial neste momento e de que forma o isolamento pode ajudar.

Dê o exemplo

A escola pode orientar os pais sobre a importância do exemplo em casa. É essencial que as crianças olhem e vejam os cuidados dos pais com a higiene. Chegar da rua e não lavar as mãos, mas exigir que a criança lave é como dar um nó na cabeça dela. Portanto, os pais devem mostrar como fazer essa higiene diariamente.

Outras coisas simples ajudam como deixar uma garrafa de álcool em gel acessível, ter uma vasilha com água e sabão logo na entrada de casa, entre outras estratégias.

Lembre-se: a higiene não é apenas no corpo, mas também no ambiente. Portanto, forneça dicas aos pais para que eles façam uma limpeza diária nos brinquedos das crianças e também nos móveis da casa.

Quer receber, em primeira mão, mais dicas de como gerir melhor a sua escola? Então, assine a nossa newsletter!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter