7 dicas para o professor ser produtivo durante a quarentena

Precisou adotar o home office durante a quarentena? Está gravando aulas em casa e aprendendo a ensinar a distância? Veja dicas de como proceder!


Professora escrevendo a caneta em um papel e utilizando um notebook

O mundo está “de cabeça para baixo”. Devido à pandemia de coronavírus, em poucos meses, as pessoas precisaram se reinventar. Ruas vazias, parques fechados e a adoção do home office, por empresas que nem pensavam em aderir a essa forma de trabalho. Em meio a essa mudança toda, está o professor, trabalhando na quarentena. 

As salas de aula lotadas e o barulho das crianças já não fazem mais parte da rotina daquele, que agora grava aulas em casa e improvisa um local de trabalho. Do dia para a noite, o professor precisou aprender a usar ferramentas digitais e ser seu próprio cameraman, no estúdio de gravação, que foi improvisado em casa. Você está passando por isso?

Como a necessidade de distanciamento social é um fato, comprovado pela ciência, cabe a cada profissional aceitar a mudança e se adaptar a ela. O desafio é grande, mas você vai vencer. Veja dicas de como tornar essa nova maneira de viver mais produtiva e organizada, para que o seu trabalho possa ser desempenhado com maestria, mesmo que a distância! 

Dicas para aproveitar o tempo durante a quarentena e ser produtivo 

Enquanto está em casa, você vai precisar desempenhar diversas funções. Além de produzir as aulas online, será preciso ficar atento aos filhos, cuidar da casa e, claro, se atualizar. Afinal, é um bom período para fazer cursos e aprimorar os conhecimentos. Veja dicas de como organizar o seu dia a dia e torná-lo mais produtivo durante a quarentena. 

Comece preparando um local de trabalho

A primeira coisa a ser feita é ter um ambiente para trabalhar durante a quarentena. Será preciso encontrar um cantinho, dentro de casa, no qual você possa improvisar um local para gravar e produzir as suas aulas online. 

Claro que se você tiver um quarto vago em casa, esse ambiente poderá ser perfeito. Porém, caso não o tenha, pode separar até um canto do quarto. O ideal é que esse escritório seja montado em um ambiente no qual você possa trabalhar sem ser interrompido. 

Faça uma adaptação e monte um pequeno escritório. Mesa, cadeira e computador vão ser essenciais para ministrar aulas a distância e interagir com os alunos. Reserve um espaço também para deixar os livros apostilas. 

Monte o seu próprio horário

Com um local para planejar e gravar as suas aulas, é hora de organizar a sua rotina. Como foi o planejamento da escola neste período?

Uma das alternativas, que vem sendo muito usada pelas escolas durante a quarentena, é dividir a interação entre professor e alunos em duas etapas. Em determinado dia da semana, o docente disponibiliza, na plataforma virtual, a aula que ele gravou em casa.

Ela pode ser feita tanto usando um quadro negro, quanto com slides feitos no Powerpoint, por exemplo, associado ao áudio da explicação do professor. Seja qual for o material, ele pode ser disponibilizado em um dia para o estudante.

Em outra data, o professor faz lives, com pequenos grupos, para sanar possíveis dúvidas. Esse tipo de interação tem dado resultado e pode ser uma opção para trabalhar com os seus alunos. Você pode até indicar jogos para os alunos aprenderem em casa e se divertirem

Seja como for, monte um cronograma próprio. Estabeleça um horário de trabalho e as funções que tem que desempenhar diariamente. Isso vai ajudar você a manter o foco enquanto atua em casa. 

Crie uma rotina

Além do horário de trabalho, outro ponto importante é ter rotina. Não é porque você vai ficar em casa que irá fazer tudo de pijama. A dica é agir como em um dia comum.

Acorde, tome o café e se arrume, como se fosse sair para trabalhar. Depois disso, cumpra o horário estabelecido e foque em bater as suas metas diárias.

Manter os mesmos passos dados antes da quarentena, ajuda a ter disciplina e colabora com a adaptação ao home office. 

Separe um horário para estudar 

Dentro do seu cronograma de trabalho, separe um momento para adquirir novos conhecimentos. Há diversos cursos gratuitos a distância, como os disponibilizados na plataforma AVAMEC, do Ministério da Educação, que você pode realizar nesse período.

Isso vai ser importante para o seu aprimoramento profissional, bem como para o enriquecimento do currículo. Afinal, esses cursos gratuitos oferecem certificado, que o ajudarão, posteriormente, em sua carreira. 

Interaja com os colegas

Durante as aulas, você tem o horário do intervalo, para conversar com os professores e trocar ideias. E durante a quarentena? Como será? A dica é fazer pausas, tanto para beber um café, em casa, quanto para interagir com os colegas.

Use aplicativos de conversação, o sistema de gestão da escola ou até faça reunião com amigos do trabalho por meio de videoconferência. Essa troca de informações vai ajudar você a se adaptar. Sem contar que poderá trocar dicas e experiências com os colegas, sem sair de casa. Veja a importância da “hora do café” aqui

Fuja das distrações

Embora a interação seja necessária, é importante ter a certeza de que vai conseguir trabalhar. Por isso, enquanto estiver seguido a sua programação de trabalho, evite:

  • Ligar a TV;
  • Acessar sites sobre outros temas;
  • Ficar nas redes sociais;
  • Atender ao celular, exceto para tratar de assuntos de trabalho;
  • Atender ao chamado de familiares.

Foque no que é preciso, para poder ter tudo pronto, no dia certo e na hora exata! 

Tenha um tempo para você

O período de quarentena afeta a todos e os receios trazidos pela pandemia deixam muitas pessoas mais ansiosas. É o seu caso? 

A dica é reservar um tempo para você. Além de trabalhar, estudar e interagir com as pessoas que vivem na mesma casa, relaxe. Seja aos finais de semana ou até durante a noite, leia um livro, comece a assistir a uma série ou coloque em dia aquela lista de filmes, que você quer ver, mas que nunca dá tempo. 

Cuide de você, para que consiga passar por esse período da melhor forma e voltar renovados para a escola, quando tudo passar! 

Por falar em filmes, você pode indicar alguns deles para que os seus alunos assistam durante a quarentena. O que acha? Veja dicas de filmes interessantes!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter