14 Ótimas Dicas de Alfabetização para os Pais

A alfabetização é um processo que tem início ainda na primeira infância. Ou seja, não só a escola, mas também tudo o que os pais ensinam faz parte do processo de ensino-aprendizagem da criança, pois a criança vivencia diversas situações de leitura e escrita no seu cotidiano.

Não se trata de ensinar formalmente a criança a ler e escrever (essa função não cabe aos pais, mas sim ao professor), mas sim fazer com que a criança tenha contato com a leitura, a escrita, as frases, os números e suas quantidades em seu ambiente de convivência, com simples ações. Por exemplo: Deixar recadinhos espalhados pela casa, pelo papai/mamãe; elaborar receitas de culinária juntos; lerem juntos as regras dos jogos etc.

É importante que a família, desde muito cedo, chame a criança para participar de algumas ações, de forma que ela tenha contato com a língua escrita e torne o seu local de convívio em um ambiente alfabetizador, proporcionando à criança autonomia nesse processo de aprendizagem. Por isso, as dicas de alfabetização abaixo podem fazer parte da rotina das famílias para auxiliar a criança em seu aprendizado, em especial quando estão em casa!

 

Dicas de alfabetização para os pais praticarem com as crianças

1 – Momento da leitura

Ter todos os dias o momento da leitura com a criança (utilizando livros infantis, revistas, gibis) para que ela tenha contato com as letras, palavras, pausa entre as palavras, rimas, frases etc. é um passo muito importante para o processo de alfabetização.

Ao ouvir histórias, a criança acaba percebendo a necessidade da pausa entre as palavras, a relação entre o som da fala e a letra, consegue diferenciar o que é texto do que é desenho, o que é letra do que é número, começa a notar que as palavras são escritas separadamente, formando frases. O momento da leitura pode ser ainda mais prazeroso se a criança puder imaginar a história antes de ouvi-la.

Desta forma, apresente um livro que ela ainda não conhece, mostre a capa, leia o título e leia a primeira página, então peça para que a criança continue a história, seja desenhando, escrevendo ou falando.

2 – Final diferente

Primeiramente, junto com a criança, escolha uma história, de preferência alguma história conhecida e leia com ela, mas ao invés de ler o final que ela já conhece, proponha que a própria criança crie um final diferente. Para estimular a criança, você pode perguntar se ela gostou do final da história original e se gostaria de mudar algum personagem. Após despertar a curiosidade da criança, peça que ela escreva ou desenhe o que mudaria no final e depois mostre o final para todos os integrantes da casa.

3 – Viveram felizes para sempre

Para esta atividade, escolha uma história não muito grande e se revezem na leitura (a família toda pode participar). Depois, diga “Ah, mas não acabou! Tudo parecia resolvido quando…” e deixe que as crianças inventem um novo final.

4 – Crossover

Se for possível, recorte personagens de diferente histórias infantis que a criança já identifica e coloque-os em um saquinho ou caixa e em seguida, chame a família para participar. Tire um personagem e comece a contar a história, mas em seguida tire outro personagem e peça para seu filho continuar a história, aproveitando o que ele já sabe sobre o personagem e tentando cruzar a história com o primeiro personagem. Nesta atividade, a preocupação não deve ser a linearidade da história, mas sim o estímulo da criatividade da criança.

5 – Alfabeto

Para as crianças que ainda não identificam as letras do alfabeto, apresente a música Suco Gelado (ou outra música com alfabeto) para a criança, lendo o alfabeto. Em seguida, escreva-o em uma folha e peça para a criança copiar as letras.

6 – Caça às rimas

Mostrar um objeto para a criança (panela, por exemplo) e pedir para ela encontrar pela casa objetos cujos nomes rimem.

7 – Cozinha compartilhada

Elaborar uma receita com as crianças (seguindo exatamente a estrutura do gênero textual receita) e aproveitar este momento para apresentar as medidas para os pequenos. Este momento é muito divertido e lúdico para a criançada. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: “Vamos ver o que ainda falta colocar? Ah, ainda faltam duas xícaras de leite, está escrito aqui!”. Deixe que a criança coloque a mão na massa também e se divirta!

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8 – Sequência

Espalhar números pela casa, pedir que a criança anote, ordene e escreva de onde tirou cada um deles.

9 – Quantidades

Fazer a relação de utensílios da casa: quantidade de copos, panelas, garfos, facas, colheres, pratos, o que tem a mais ou a menos.

10 – Leitura com a palavra na testa

Recorte uma folha de papel em tiras e escreva uma palavra em cada um. Cole a palavra na testa da criança (pode ser com durex). Ela precisa adivinhar qual é a palavra que está escrita apenas fazendo perguntas. Registre a palavra ao descobrir qual é. Caso a criança ainda não saiba escrever, ela pode representar a palavra em desenho.

11 – Construção de palavras

Sugerir que a criança recorte letras de revistas antigas e com elas construa palavras que já conhece.

12 – Lista de palavras

Elabore listas com palavras que fazem parte do cotidiano da criança, por exemplo: doces, frutas, animais. Apresente a lista para a criança, dê dica sobre qual é o tema da lista e peça para que ela leia as palavras.

Neste momento, você pode fazer perguntas que guiem as crianças. Por exemplo: “Quais palavras de frutas você acha que está escrito aí? Conhece algumas dessas palavras? Veja que tem 3 palavras que iniciam com a letra M, mas o restante das letras é diferente.” A palavra que a criança conseguir ler sozinha, marque com um lápis e peça para ela reescrever numa folha a parte.

Atenção: É importante que seja uma lista para cada tema, ou seja, na lista de frutas, que tenha apenas nomes de frutas, para que a criança sempre saiba sobre qual tema será a leitura.

13 – Leitura

Apresente para a criança textos curtos que ela já conheça, leia com a criança indicando com o dedo onde está lendo e depois peça que ela também indique e circule no texto pelo menos umas três palavras que você ditar.

Comece pelos versos populares ou parlendas que, na nossa cultura, passam de pai para filho. Por exemplo: “Hoje é domingo, pé de cachimbo…“, “A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho…”, “Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão…”.

São textos curtos que acabamos decorando. Dessa maneira fica mais fácil para a criança compreender e relacionar a fala e a escrita.

14 – Leitura dos rótulos

Nos momentos em que a família está reunida, se alimentando ou fazendo as refeições, é interessante aproveitar as embalagens dos alimentos disponíveis neste momento para ler junto com o seu filho.

Para um melhor aprendizado, é necessário que a criança tenha uma rotina de estudos em casa, um momento voltado diretamente para o aprendizado. Portanto, estabeleça um horário, de preferência fixo (que esteja de acordo com a rotina da família em casa) e não deixe os eletrônicos ligados, como: TV, celular, vídeo game etc. Evite distrações.

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