Jogos no processo de ensino-aprendizagem com materiais de baixo custo
Os jogos pedagógicos podem ser utilizados de várias formas e finalidades. Descubra seus benefícios e alguns exemplos de jogos para confeccionar com materiais de baixo custo.

A constante busca do ser humano por inovações contribui – cada vez mais – para a evolução da humanidade. Dentro da sala de aula lidamos com diversas culturas, religiões, raças, níveis sociais, etc.
Com a tecnologia cada vez mais acessível para maioria da população, muitas vezes o professor a frente da turma com apenas um quadro de giz, não consegue atrair a atenção e despertar o interesse pela aprendizagem nos alunos.
Com isso, é necessário diversificar os métodos de ensino, um deles é uso de jogos educativos com finalidades pedagógicas. As situações de ensino-aprendizagem lúdicas aumentam a construção do conhecimento, desenvolvem o interesse, a concentração, motivação e estimulam a ação ativa do aluno.
Segundo Piaget (1990): “ O jogo é fundamental para o desenvolvimento da criança. A atividade lúdica é o berço das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável a prática pedagógica”.
Os jogos pedagógicos podem ser utilizados de várias possibilidades e finalidades, como por exemplo: ensino e apropriação do conteúdo, método avaliativo, etc.
Para isso se efetivar, é necessário que as atividades sejam planejadas com intencionalidade e objetivos claros e que o professor atue como mediador nesse processo, como um facilitador do aprendizado do aluno fornecendo feedback frequente, questionando, sugerindo tópicos e instrumentos, avaliando as soluções propostas e a sua contextualização.
Para Vygotsky (1989): “É através da brincadeira e do jogo que a criança se desenvolve afetiva, social e cognitivamente. Na escola, o jogo pode ser um instrumento para o desenvolvimento integral dos alunos.”
Articulando o processo de ensino-aprendizagem ao jogo, o professor alcançará melhores resultados, proporcionando o desenvolvimento integral da criança, pois ao jogar, todas as capacidades da criança são envolvidas, o emocional, o motor, o social e o cognitivo.
O jogo permite ao professor não só avaliar o que a criança consegue fazer sozinha, mas também o que está a ser consolidado no momento com a ajuda de terceiros. Deste modo, podemos evitar situações de fracasso e a rotulação - por vezes errada - de muitas crianças como sendo portadoras de problemas de aprendizagem.
Com o avanço da tecnologia temos inúmeros jogos que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem, porém, os alunos também podem confeccionar o jogo com materiais de baixo custo e até sucata. Veja algumas sugestões a seguir.
Jogos para confeccionar com materiais de baixo custo
Bingo da Multiplicação e da Divisão
Com a utilização de pratinhos e feijões (material concreto), auxilia na compreensão e formação dos conceitos de multiplicação e divisão. Os alunos podem construir a própria tabela, seguindo as instruções do professor.
Jogo da Velha
Para memorização da tabuada.
Palavras Cruzadas
Jogo de estratégia que integra tanto a escrita quanto o cálculo, exercita operações matemáticas, aumenta o vocabulário e permite ao professor trabalhar com as dificuldades ortográficas.
O Caminho para o Tesouro do Pirata
Trilha com obstáculos, onde os alunos se deparam com situações problemas e buscam resolver.
Matix
Jogo de estratégia que estimula o raciocínio para resolver problemas e o cálculo mental de adição e de subtração com os números inteiros.
Silabol
Para construção de palavras por sílabas.
É muito importante que haja relação com a aprendizagem, dessa forma, o jogo também poderá ser adaptado para o conteúdo proposto. Assim, estaremos colaborando na construção do conhecimento, da individualidade e marca pessoal de cada aluno.
Não devemos nos esquecer que, ao proporcionarmos estes momentos de entusiasmo e diferentes do rotineiro, não estamos deixando de lado o compromisso de repassar os conteúdos previstos para a série.
Confira também o vídeo do nosso canal no YouTube que mostra como aprender matemática utilizando o jogo UNO!
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Camilla Caroline de Brito Silva
Formada em pedagogia e atualmente é pós-graduanda em metodologias ativas. Atua como coordenadora pedagógica de projeto de educação em tempo integral, já atuou como professora de alfabetização no programa mais educação, agente educacional, fazendo acompanhamento pedagógico de alunos do ensino fundamental I e instrutora técnica de jogos de linguagem e jogos e raciocínio lógico. Eterna professora e estudante e mãe do Gustavo, de 5 anos, que está iniciando a alfabetização.
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