Jogos no processo de ensino-aprendizagem com materiais de baixo custo

A constante busca do ser humano por inovações contribui – cada vez mais – para a evolução da humanidade. Dentro da sala de aula lidamos com diversas culturas, religiões, raças, níveis sociais, etc.

Com a tecnologia cada vez mais acessível para maioria da população, muitas vezes o professor a frente da turma com apenas um quadro de giz, não consegue atrair a atenção e despertar o interesse pela aprendizagem nos alunos.

Com isso, é necessário diversificar os métodos de ensino, um deles é uso de jogos educativos com finalidades pedagógicas. As situações de ensino-aprendizagem lúdicas aumentam a construção do conhecimento, desenvolvem o interesse, a concentração, motivação e estimulam a ação ativa do aluno.

Segundo Piaget (1990): “ O jogo é fundamental para o desenvolvimento da criança. A atividade lúdica é o berço das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável a prática pedagógica”.

Os jogos pedagógicos podem ser utilizados de várias possibilidades e finalidades, como por exemplo: ensino e apropriação do conteúdo, método avaliativo, etc.

Para isso se efetivar, é necessário que as atividades sejam planejadas com intencionalidade e objetivos claros e que o professor atue como mediador nesse processo, como um facilitador do aprendizado do aluno fornecendo feedback frequente, questionando, sugerindo tópicos e instrumentos, avaliando as soluções propostas e a sua contextualização.

Para Vygotsky (1989): “É através da brincadeira e do jogo que a criança se desenvolve afetiva, social e cognitivamente. Na escola, o jogo pode ser um instrumento para o desenvolvimento integral dos alunos.”

Articulando o processo de ensino-aprendizagem ao jogo, o professor alcançará melhores resultados, proporcionando o desenvolvimento integral da criança, pois ao jogar, todas as capacidades da criança são envolvidas, o emocional, o motor, o social e o cognitivo.

O jogo permite ao professor não só avaliar o que a criança consegue fazer sozinha, mas também o que está a ser consolidado no momento com a ajuda de terceiros. Deste modo, podemos evitar situações de fracasso e a rotulação – por vezes errada – de muitas crianças como sendo portadoras de problemas de aprendizagem.

Com o avanço da tecnologia temos inúmeros jogos que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem, porém, os alunos também podem confeccionar o jogo com materiais de baixo custo e até sucata. Veja algumas sugestões a seguir.

 

Jogos para confeccionar com materiais de baixo custo

Bingo da Multiplicação e da Divisão

Com a utilização de pratinhos e feijões (material concreto), auxilia na compreensão e formação dos conceitos de multiplicação e divisão. Os alunos podem construir a própria tabela, seguindo as instruções do professor.

Jogo da Velha

Para memorização da tabuada.

Palavras Cruzadas

Jogo de estratégia que integra tanto a escrita quanto o cálculo, exercita operações matemáticas, aumenta o vocabulário e permite ao professor trabalhar com as dificuldades ortográficas.

O Caminho para o Tesouro do Pirata

Trilha com obstáculos, onde os alunos se deparam com situações problemas e buscam resolver.

Matix

Jogo de estratégia que estimula o raciocínio para resolver problemas e o cálculo mental de adição e de subtração com os números inteiros.

Silabol

Para construção de palavras por sílabas.

É muito importante que haja relação com a aprendizagem, dessa forma, o jogo também poderá ser adaptado para o conteúdo proposto. Assim, estaremos colaborando na construção do conhecimento, da individualidade e marca pessoal de cada aluno.

Não devemos nos esquecer que, ao proporcionarmos estes momentos de entusiasmo e diferentes do rotineiro, não estamos deixando de lado o compromisso de repassar os conteúdos previstos para a série.

Confira também o vídeo do nosso canal no YouTube que mostra como aprender matemática utilizando o jogo UNO!

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