O papel do diretor escolar no mundo em transformação

Com as mudanças impostas pela pandemia do coronavírus, como fica a atuação do diretor escolar? Veja dicas!


O papel do diretor escolar no mundo em transformação

A pandemia do coronavírus mudou completamente o ambiente escolar. Na maioria dos casos, as salas de aula seguem vazias e, nas escolas que já estão recebendo alunos, muitas mudanças podem ser observadas. Afinal, é preciso cuidar da saúde e evitar a transmissão viral. No meio de todas essas alterações, o que faz um diretor escolar?

Com todas essas mudanças na rotina do colégio, o diretor escolar acabou vendo a sua demanda de trabalho aumentar. Afinal, agora é preciso interagir com os profissionais online, adotar novas ferramentas e, ao mesmo tempo, estar na instituição para atender a pais e alunos que possam procurar a escola.

Isso, sem contar a necessidade de melhorar a aproximação entre pais e escola durante a pandemia. Veja os principais desafios do diretor escolar durante esse período e dicas de como vencê-los!

 

Funções do diretor escolar em épocas de transformação educacional

Enquanto os professores se adaptam ao ensino híbrido, cabe ao diretor escolar conseguir reunir a equipe, orientar os profissionais e atender pais e alunos, em um ambiente completamente novo. Veja algumas dicas de como desempenhar esse papel durante o novo normal.

Gerenciar a equipe remotamente

Caberá ao diretor escolar a função de gerenciar toda a equipe a distância. Ao lado do coordenador, este profissional precisará estar pronto para se comunicar, orientar sobre a parte burocrática, reunir a equipe e dar andamento aos processos internos, sem aglomerar as pessoas em uma sala.

Para isso, é preciso estar preparado para interagir de maneira virtual. O melhor modo de conseguir realizar encontros online e dialogar com docentes e pais de forma mais eficiente é por meio de ferramentas tecnológicas voltadas para essa finalidade.

Além disso, um sistema de gestão escolar online também ajudará o diretor escolar a acessar todos os dados necessários, de qualquer lugar. Com isso, pode evitar o deslocamento e fazer boa parte do trabalho de sua casa.

Oferecer ferramentas de trabalho adequadas

Ao mesmo tempo que o diretor escolar vai precisar se preocupar com a parte burocrática da instituição, caberá a ele oferecer condições adequadas para que os professores trabalhem durante o ensino a distância ou híbrido. Para isso, é indicado oferecer uma plataforma, que permita que o docente:

  • Realize aulas virtuais;
  • Disponibilize tarefas para os alunos;
  • Recebas os trabalhos;
  • Faça a correção;
  • Forneça conteúdo para auxiliar o aluno durante as aulas online;
  • Comunique-se com a turma e sane dúvidas individuais;
  • Lance notas e demais informações sobre os discentes que se fizerem necessárias.

A partir do momento que o diretor escolar oferece uma ferramenta adequada para os professores e, consequentemente, para os alunos, além de possibilitar que o ensino de qualidade seja mantido, ele vai facilitar o processo de gestão e acompanhamento das atividades escolares. Isso ajudará não apenas os docentes, mas também o coordenador a atuar remotamente.

Facilitar a comunicação entre a equipe, pais e alunos

O diretor escolar também terá a função de facilitar a comunicação de todos, mesmo que a distância. Para isso, precisará estar pronto para sanar as dúvidas dos pais e, ao mesmo tempo, interagir com os profissionais.

Esse processo pode ser facilitado se a instituição criar maneiras alternativas de interação. Para isso, o diretor escolar pode:

  • Adotar uma ferramenta que tenha um chat;
  • Ter um telefone celular que possa ser usado, durante o expediente, para a interação por meio de mensagens;
  • Realizar reuniões virtuais semanais, curtas e eficientes, para alinhar as informações;
  • Ter um formulário específico para que o professor informe qualquer problema;
  • Adotar o envio de e-mail informativo para pais e alunos;
  • Atualizar o site com as informações mais importantes sobre o processo de transição;
  • Ter um local com as “perguntas frequentes”, devidamente respondidas, publicadas online.

Receber os que estão voltando para a escola

Em alguns casos, os professores e alunos começam a voltar, em grupos pequenos, para o espaço físico. Como a pandemia do coronavírus ainda não foi controlada e  muitos ainda não receberam nem a primeira dose da vacina, é fato que eles terão receio de colocar a saúde em risco.

Para evitar que qualquer problema aconteça, é preciso que o diretor esteja atento às regras sanitárias e providencie itens essenciais, para que as pessoas possam voltar ao ambiente físico, sem grande risco. Álcool, máscara, marcação no chão para garantir o distanciamento social… tudo isso deverá ser executado antes da presença de docentes e discentes na escola.

Esse processo pode ser mais eficiente quando a instituição faz o uso da tecnologia para a Gestão Escolar.

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