Retrato de sorridente jovem estudante encaracolado

Todo ano, “quando entra setembro, a boa nova andar nos campos…”, como nos diz Beto Guedes em sua célebre canção, o que, para os estudantes, significa maior proximidade em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares. O tempo corre muito rápido no segundo semestre depois do longo mês de retomada das aulas, em agosto, e a chegada da primavera e do mês de outubro aceleram ainda mais o ritmo dos alunos e de seus professores na preparação para o ENEM e os demais exames de admissão para as principais universidades públicas e privadas do país.

Tendo em vista que o esforço das salas de aula pode ser complementado com o uso de sites e aplicativos que auxiliem o aluno quanto a informações sobre o ENEM e revisão de matérias, destacamos neste artigo alguns canais, sites e apps que certamente irão ajudar muito a todos nesta reta de chegada para tais provas. Seguem abaixo nossas sugestões:

1. YouTube Edu: O segundo canal de vídeos dedicados exclusivamente a educação, com conteúdo educacional focado nas diferentes matérias da grade curricular nacional é fruto da parceria entre o Google/YouTube e a Fundação Lemann. Diferentemente da iniciativa realizada nos EUA, país sede do YouTube, no qual os vídeos foram agrupados por disciplinas e segmentos por meio de recursos de busca e robôs na internet, no Brasil o projeto conta com a curadoria de professores especialistas que avaliam e revisam os vídeos para validar seu conteúdo, ou seja, para atestar que as explicações são coerentes, plausíveis e corretas, o que chancela os 200 canais aprovados. O Ensino Médio e a preparação para o ENEM são os principais alvos dos professores, escolas, cursos pré-vestibulares e empresas que produzem videoaulas. E há vídeos de diferentes estilos para que o aluno possa escolhe o modelo que mais lhe convier, ou seja, de curta ou longa duração, com professores mais sérios ou mais divertidos, com recursos digitais ou lousa verde… O importante é aproveitar pois a qualidade de conteúdo é a principal garantia provida pelo YouTube Edu.

2. EDU.app: É o aplicativo criado pela Fundação Lemann, com apoio do Google e do YouTube, no qual são apresentadas playlists das matérias, com os principais vídeos curados no projeto YouTube Edu. Facilita e agiliza o processo para quem está estudando e já quer ter em mãos listas de vídeos focados em determinado conteúdo, por exemplo, para quem busca especificamente aulas de Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Matemática. Ajuda também na organização dos estudos. Para baixar entre no Google Play no link.

3. G1 Educação: Matérias especiais, com foco no ENEM, são produzidas todos os anos pela equipe do G1 Educação. Reportagens, depoimentos, vídeos, indicações de materiais, sugestões de professores de diferentes escolas ou redes de ensino, programas em que os alunos tiram dúvidas (como o Fogueira do ENEM) e outros recursos são indicados no canal e podem ajudar muito o aluno. Conteúdos e particularidades das provas, como controlar a ansiedade, orientações de psicólogos e pedagogos, detalhes das provas, calendário e outras informações estão em destaque por meio de diferentes materiais. O G1 disponibiliza ainda um aplicativo para download no Google Play ou Apple Store focado no ENEM com vídeos, quizes, notícias e outros recursos.

4. Hora do ENEM: Canal criado pelo próprio MEC/Inep para orientar os alunos quanto a preparação, estudos e outras dicas e informações. Com acesso a vídeos selecionados no MECFlix, ferramenta de criação de plano de estudos individualizado e ainda programa de TV exclusivo veiculado pela TV Escola. O portal, por ser oficial, traz as informações mais recentes e importantes sobre o ENEM para os participantes e escolas. É preciso se cadastrar para ter acesso.

Informações

Pular para o conteúdo