Carteira com dinheiro e cartões

Temos acompanhado há alguns meses os problemas econômicos que o nosso país tem enfrentado, e toda a movimentação política que tem desgastado ainda mais a nossa imagem econômica no mundo. Isso só fortalece a insegurança do que podemos fazer com o nosso dinheiro.

Mesmo em tempos de crise, tenho acompanhado alguns amigos que estão aproveitando desse período de instabilidade para se aprofundarem no tema Investimentos, e assim conseguirem um rendimento melhor do que a tão conhecida e divulgada Poupança e com níveis de segurança equivalentes.

Um dos investimentos que tem se destacado na economia é o Tesouro Direto, que vou comparar a seguir, com a Poupança.

Segundo a InfoMoney, o Tesouro Direto é direcionado às pessoas físicas e os títulos são negociados por meio da internet e são considerados investimentos de baixo custo e seguros, já que são títulos públicos.

O portal InfoMoney divulgou que o rendimento da Poupança foi de apenas 4% e nos últimos doze meses, a aplicação acumulava alta de 8,37%. Nesse mesmo período a inflação foi de 9,62%. É possível perceber que, para aqueles que deixaram seu dinheiro aplicado na Poupança ocorreu a perda do poder de compra. Basta comparar os números.

Se nesse mesmo a aplicação do dinheiro tivesse sido feita em um título do Tesouro Direto, em certos casos, o rendimento seria do dobro da Poupança. Por exemplo, o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2019 acumulou no mesmo período (Jan-Jun/16) alta de 17% em doze meses.

Outro ponto importante, é que os títulos do Tesouro Direto podem ser adquiridos a partir de R$30,00 e é necessário ter CPF e uma conta corrente para realizar a negociação (compra e venda) desses títulos. No Tesouro Direto também é necessária uma instituição financeira, que irá por meio de uma plataforma dar condições de negociar os títulos. Inclusive, você sabia que seu banco também faz esse serviço? E nesse momento você pensa: por que o Gerente não te ofereceu esse investimento mais rentável.

Um dos grandes motivos para a Poupança continuar a ser a “queridinha” dos brasileiros é a simplicidade de aplicação, ser o “produto” a que o seu gerente mais te oferece e muitas vezes a insegurança em não conhecer outras possibilidades de investimentos.

Aqui destaquei apenas dois tipos de investimentos, mas no mercado existem mais de uma centena deles. Então é importante você se aprofundar no tema para escolher o melhor destino para o seu tão suado e em tempo de crise, escasso dinheiro.

Boa sorte nessa empreitada e quem sabe você seja em breve um novo milionário!

 

Referência citada:

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/investimentos-no-exterior/etfs/noticia/4903610/passos-para-tornar-investidor-bem-informado

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/investimentos-no-exterior/etfs/noticia/5600269/etf-fundos-investimento-conheca-diferencas-para-aplicar-acoes-com-praticidade

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/investimentos-no-exterior/etfs/noticia/5280867/numero-negociacoes-etf-bolsa-quase-dobra-junho-soma-bilhoes

Informações

Pular para o conteúdo