Elogie mais!

Começar a elogiar outras pessoas proporciona um convívio de harmonia e uma vida melhor


Um homem sorrindo e cumprimentando outro homem

Receber um elogio é algo que deixa as pessoas, de modo geral, lisonjeadas e agradecidas pelos resultados de seus próprios feitos, no entanto, para alguns receber um elogio pode ser constrangedor. Mas por quê?

Elogiar deveria ser algo cotidiano, deveríamos dizer mais as pessoas o quanto elas são importantes nas nossas vidas, o quanto são boas em uma determinada atividade, ou simplesmente por estarem sorrindo mais. Mas deixamos de perceber, na insensata corrida cotidiana, o quanto temos pessoas capacitadas e qualificadas ao nosso redor, seja para fazer uma tarefa com excelência ou simplesmente por que são capazes de nos fazer sorrir.

Vejamos então situações simples que podem ser elogiadas com sinceridade todos os dias e que com certeza farão bem ao elogiado e a quem elogia:

- Um café preparado com carinho: seja pela mãe, esposa, pelo irmão mais velho ou pelo moço da padaria é a primeira oportunidade de elogio do dia. Quando o doce e quente sabor do café entra, um bom elogio pode sair e pode ser bem simples, até para os mais tímidos: - Que delícia de café!

- O segundo momento do dia pode ser no seu local de trabalho dizendo para pelo menos uma pessoa por dia o quanto ela está bonita, com sinceridade. Não precisa ser para a pessoa mais bem arrumada, mas para aquela que está com o melhor sorriso. Se cada pessoa elogiar mais uma, teremos uma gratuidade de alegria e validação.

- Elogie sempre que puder uma pessoa pelo serviço prestado a você, pode ser por um bom atendimento em uma loja ou ainda por uma entrega feita na hora.

- Elogie uma criança pelo desenho de garatujas que você não vai entender direito, mas que tem um significado imenso para o pequeno artista.

- Elogie uma pessoa que você não tem muita afinidade, mas que fez algo recentemente que é digno de parabenização.

- Elogie, de forma sincera, alguém nas redes sociais. Pode ser um amigo distante, um familiar ou um vizinho.

Valide as pessoas próximas a você com elogios verdadeiros, mas sem querer receber de volta um elogio, pois muitas vezes isso não vai acontecer. Ao elogiar não permita que o elogiado menospreze o elogio com frases do tipo: “-Eu não sou assim não!” e “-Não fiz nada além da minha obrigação”. Caso isso ocorra, elogie novamente confirmando a qualidade que você ressaltou.

É importante ressaltar também que os elogios devem ser sinceros e não devem conter nenhum tipo de pressão como, por exemplo: Você é muito bonita! Deveria se vestir sempre assim! Caso contrário, o elogio se torna uma arma de pressão psicológica. Ao elogiar, diga a pessoa seu ponto favorável e acabe a frase conforme os exemplos a seguir: “Você está muito bonita!”, “Excelente ideia!”, “Parabéns pela atitude!”.

Ao elogiar, lembre-se que você está oferecendo um presente maior do que poderia oferecer materialmente, você está qualificando alguma característica ou atividade de alguém, mostrando a ela o seu valor e o potencial de suas ações. Portanto, distribua elogios sinceros por onde passar, pois você pode fazer o dia de alguém mais feliz!


Gisele Vitório

Gisele Vitório

Coordenadora pedagógica em instituição de ensino profissional, consultora educacional e formadora internacional da Aprendizagem Sistêmica-Kagan no Planneta Educação, empresa do grupo Vitae Brasil. Já atuou como professora técnica, expositora e facilitadora de aprendizagem em oficinas de simpósios e eventos internacionais de educação.

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter