Como melhorar a comunicação com alunos da Educação Infantil

Os professores, comumente, têm mais facilidade em realizar a comunicação com os alunos da educação infantil. Entretanto, mesmo eles, às vezes, podem ter dúvidas quanto à principal abordagem.

Afinal, são crianças de no máximo 5 anos de idade e é preciso saber a maneira correta de explicar e até mesmo de mostrar o que pode e o que não pode. E isso se torna ainda mais desafiador para outros profissionais da educação que, embora não sejam especialistas em educação infantil, por vezes, precisam realizar a comunicação com os pequenos. 

Como falar e ser entendido por crianças tão novinhas de maneira eficiente? Veja algumas dicas para melhorar a comunicação com os alunos da educação infantil no dia a dia. 

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Dicas de comunicação com crianças da educação infantil 

Como falar e ser entendido pelas crianças da educação infantil. Seja você professor, pai ou até trabalhador educacional de outras áreas, as dicas abaixo poderão ser usadas para melhorar essa interação. Confira e veja como ser compreendido, de maneira mais assertiva, pelos pequenos! 

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Conte uma história

O lúdico está na vida desses pequenos até na hora de contar ou exemplificar algo. Sempre que for possível, ao invés de se referir a um fato em si, conte uma história para a criança. Assim, evitará de apontá-la e mostrará um exemplo do que pode e do que não pode, sempre na terceira pessoa. 

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Aproveite todo momento

Quem trabalha ou convive com crianças da idade da educação infantil, precisa estar pronto para oferecer um ensinamento a qualquer hora. Para isso, observe o dia a dia e, sempre que notar que a criança foi apresentada a algo novo, fale sobre o ocorrido. Mostre também o lado bom e ruim. No entanto, sempre se preocupe em usar as palavras certas. 

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Comece a conversa com as expressões certas

É importante incentivar a criança a compartilhar o que pensa e a compartilhar os sentimentos. Para isso, os pequenos precisam entender que o adulto está realmente interessado no que lê e fala.

Assim, durante a comunicação com crianças da educação infantil, há algumas expressões que “abrem portas” e mostram para o estudante que ele está sendo ouvido e que a sua ideia é essencial. Essas, devem ser usadas no início da conversa, de forma que estimulem o pequeno a contar o que sente. Dentre elas, por exemplo;

  • Que legal;
  • Uau;
  • Isso é muito interessante;
  • Me conte mais;
  • Entendo;
  • Incrível.

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Troque a palavra “não” por outra 

Quando um adulto fala que a criança “não pode” fazer algo, ele ensina o que não é para fazer. No entanto, esse “não pode” não mostra a forma correta de agir. Assim, acaba sendo uma comunicação falha.

Ela só serve para reforçar o que não pode, mas esquece de incentivar o que pode. Isso não quer dizer que o professor não deva colocar limites, mas sim que ele pode focar em uma comunicação mais assertiva. Por meio dela, além de mostrar o que não deve, o docente ensina o que deve ser realizado. Veja exemplos

  • “Não saia da sala, não está na hora”, diga: “Fique dentro da sala, por favor. Ainda vai demorar um pouquinho para tocar o sinal do recreio”;
  • “Não estrague o material do coleguinha”, passa a ser “Use com cuidado e peça para ele antes de pegar”;
  • “Não pinte a parede”, passa a ser: “Por favor, pinte o cartaz que a professora deixou especialmente para você”;
  • “Não tire o tênis”, passa a ser: “Fique com o sapatinho, por favor, para que você possa sair para brincar logo mais”.

 

Troque o “você” pelo “eu”

É comum que as pessoas falem “você é bagunceiro” ou  “você não fez a tarefa”. No entanto, isso nem sempre surte o efeito desejado na comunicação com alunos da educação infantil. Para as crianças, usar “eu” pode ser mais eficiente. Veja alguns exemplos: 

  • “Você não para na carteira” passa a ser: “Eu gostaria que você ficasse em seu lugar, para que a gente possa fazer a próxima atividade”;
  • “Suas coisas estão uma bagunça” torna-se “Eu preciso que você organize o seu material escolar”.

Essas dicas podem parecer simples, mas fazem toda a diferença na hora de realizar a comunicação com crianças tão novinhas. Assim, além de ensiná-las o que não deve ser feito, o adulto consegue orientá-las quanto ao correto. O entendimento fica mais simples e o resultado é melhor. 

Outra boa prática é apostar na disciplina positiva! 

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