6-brincadeiras-ludicas-para-praticar-com-seus-alunos-em-2022

As brincadeiras lúdicas sempre fizeram parte da rotina de aula da maioria dos professores de educação infantil. No entanto, atualmente, a discussão sobre esse tipo de atividade e seus benefícios vem ganhando força.

Afinal, é sabido que as brincadeiras lúdicas deixam as aulas mais estimulantes e agradáveis. Isso, sem contar que colaboram para o desenvolvimento da:

  • coordenação motora;
  • comunicação;
  • consciência corporal;
  • raciocínio lógico;
  • percepção do espaço;
  • linguagem;
  • memorização;
  • criatividade;
  • imaginação, entre outros.

Viu quantas vantagens? Se você ainda não desenvolve brincadeiras lúdicas em sala de aula, essa pode ser a melhor hora para começar. Veja dicas de brincadeiras divertidas para as crianças!

Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!

 

Dicas de brincadeiras lúdicas para crianças

Confira algumas brincadeiras lúdicas que são fáceis de serem preparadas e que poderão ajudar a enriquecer as aulas em 2022!

Saiba mais: Inspiração na Educação Infantil: 5 dicas para aplicar nas suas aulas!

 

Pintura em grupo

Você só precisa de tinta e cartolina para fazer uma atividade lúdica muito divertida em sala. Além disso, é possível fazer variações dessa mesma atividade. Em um dia, a atividade pode ser individual. Já no outro, o docente divide a turma em grupos e coloca uma cartolina para cada grupo. Depois disso, pede que eles pintem um quadro em conjunto.

Há também a possibilidade de colar uma cartolina ao lado da outra e deixar toda a turma pintando junto. Por fim, o professor também tem a possibilidade de sugerir um tema que sirva como inspiração para a atividade.

Dessa forma, com essa que é uma das brincadeiras lúdicas mais queridas da criança, é possível estimular o desenvolvimento da coordenação motora e estimular a criatividade.

Saiba mais: Pedagogia do Encantamento: como transformar o ensino da escrita na sua escola!

 

Teatro

A leitura deve ser estimulada na primeira infância e uma das maneiras de fazer isso é mostrar como as histórias podem ser fascinantes. Nesse caso, a dica é não apenas apresentar os livros infantis para a turma, mas também encená-los.

Não precisa ter roupas próprias. Basta ajudar cada um dos pequenos a criarem o personagem e o interpretarem durante a aula. É uma das brincadeiras lúdicas divertidas e que ajudam a ensinar a importância do trabalho em grupo.

 

Faça você mesmo

Ensinar as crianças a fazerem as próprias coisas também é uma ótima maneira de envolver os alunos. Para isso, é possível fazer pequenas oficinas, em sala.

Claro que, para isso, será preciso ter o material adequado. Sendo assim, o docente deverá, primeiramente, verificar se a instituição pode adquirir os produtos necessários.

Caso isso seja possível, as oficinas podem ser realizadas sobre os mais diferentes temas. Uma das dicas é ensinar os estudantes a fazerem massinha de modelar caseira. Ela pode ser produzida com:

  • 2 copos americanos de farinha de trigo;
  • Meio copo de sal;
  • 1 copo de água filtrada;
  • 1 colher de sopa de óleo de cozinha;
  • 3 corantes alimentícios de quaisquer cores.

Para fazer, todos os ingredientes, exceto os corantes, devem ser misturados. Com a massa pronta, o professor pode separar pequenas porções e dar aos alunos. Depois disso, deixe que eles escolham a cor preferida e finalizem a receita colocando e misturando o corante. Assim, a massinha de modelar estará pronta!

 

Aprenda a fazer doce

Assim como a oficina de massinha, também pode ser uma das brincadeiras lúdicas, adotadas pelo docente. Nesse caso, é preciso selecionar receitas, que sejam simples de serem feitas, mas que, ao mesmo tempo, não exponham os pequenos a nenhum tipo de risco.

Sobremesas como o docinho de leite em pó ou a mousse de maracujá são boas opções, já que é só misturar tudo e não vão a fogo.

 

Gincanas

Os pequenos adoram jogos on-line e navegar na internet. No entanto, certamente vão adorar disputar uma gincana na escola Afinal, quem resiste a uma corrida de saco ou corrida do ovo na colher?

Há várias atividades, que podem ser realizadas com a turma toda. Assoprar o algodão com o canudo, fechar tampinhas de garrafa e “pé de lata”, que é aquela brincadeira na qual a criança sobe em duas latinhas de leite, segura no cordão e caminha, são ótimas opções.

As vantagens de realizar uma gincana são inúmeras. Afinal, ao mesmo tempo que a criança se exercita, ela aprende a perder, desenvolve a coordenação motora e se diverte.

 

Quebra-cabeças

Mais do que montar o quebra-cabeça, o professor pode ensinar a criança a fazer um. Basta pegar uma revista e pedir que eles escolham uma página bem colorida. Depois disso, é só colocar em um papelão e recortar peças.

O docente pode pregar, atrás do papelão, uma página com os desenhos das peças a serem recortadas. Assim, a própria criança poderá fazer o corte e montar o seu brinquedo.

Como visto, são muitas as brincadeiras lúdicas existentes e que podem ser realizadas na escola. Qual delas você vai escolher para fazer nesta semana?

Conte pra gente nos comentários e aproveite para conferir oito atividades para a alfabetização que você pode realizar na aula!

Acesse o Portal Planneta Educação e garanta hoje todos os nossos Materiais Educativos Gratuitamente!

Informações

Pular para o conteúdo