Volta às aulas...

Quem disse que somente os professores precisam se planejar para o retorno das aulas?


Visão de trás de adolsecentes com mochilas indo em direção para a porta principal da escola

Pois é, além do professor, que certamente se organiza para o segundo semestre, os pais e alunos também precisam se preparar para o fim do recesso escolar.

Para os responsáveis, chega de descanso, pois é hora de retomar as atividades diárias com o filho, como organizar os materiais, uniformes, lanche, leva-e-traz da escola, enfim, inúmeras atividades de idas e vindas.

Já os alunos, na véspera de retornar às aulas, acabam tendo a impressão de que foi pouco tempo e dizendo que não querem voltar, talvez soltando críticas sobre o professor e a escola, com o intuito de convencer os pais a permitir que fiquem mais alguns dias em casa.

Um puxão de orelha aqui, outro ali, o pai insiste para que o filho se organize e deixe tudo preparado para o retorno. E o filho, o que faz? Ao contrário do que o pai falou, deixa para arrumar a mochila, procurar o tênis e uniforme no dia que as aulas começam.

E assim inicia-se o retorno às aulas no dia a dia das famílias, sem contar os típicos gritos matinais, alertando sobre possíveis atrasos.

E o professor? Ah, o professor já está com suas aulas preparadas, materiais organizados e incontáveis ideias para explorar no segundo semestre. Uma semana antes dos alunos, os professores já retornam às suas atividades escolares, mas, mesmo antes de retornarem, alguns destes profissionais já estão pesquisando e preparando suas aulas.

Então, pensando nos protagonistas da novela "Volta às aulas", compartilho algumas dicas que possam orientá-los nesse primeiro momento:

Pai, procure deixar tudo arrumado, acorde seu filho em horário adequado, faça um café reforçado e mais uma vez oriente o seu pequeno a deixar o material organizado, assim como todos os itens que necessitará no primeiro dia de aula. Se for preciso, faça um checklist para não deixar nada para trás.

Professor, para o primeiro dia, explore dinâmicas e faça roda de conversa para falar sobre as férias. Aplique atividades lúdicas, não somente no primeiro dia, mas diariamente. Faça brincadeiras e atividades que proporcionem desafios.

Alunos, vocês também precisam se organizar com seus materiais. Coloque todos os materiais que utilizam diariamente dentro da mochila, durmam mais cedo para terem um bom descanso e estarem bem dispostos no tão esperado dia.

Bom retorno a todos!


Bruna Braga

Bruna Braga

Possui Licenciatura em Matemática e Pedagogia. É professora e atua como Consultora Educacional na empresa Planneta Educação em vários projetos educacionais focados no ensino da matemática de forma lúdica.

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter