5 motivos para trabalhar a Aprendizagem Cooperativa

Desenvolver a empatia, habilidade necessária para a vida adulta, é um dos motivos para colocar a Aprendizagem Cooperativa em prática!


Meninos e meninas usando tablets para estudar em sala de aula

Você já ouviu falar em Aprendizagem Cooperativa? É uma maneira de estimular o desenvolvimento de diversas habilidades, como aprender a conviver com outras pessoas, resolver problemas, criar empatia e ser capaz de debater com outras pessoas ainda que elas tenham opiniões diferentes das suas. 

É uma forma de ensinar totalmente alinhada às competências da BNCC, que ajuda os alunos a conviverem com situações do cotidiano, preparando-os para a vida adulta, sem a necessidade de um grande investimento financeiro ou humano para a concretização. 

O foco da Aprendizagem Cooperativa é a ajuda mútua entre os alunos, para que eles resolvam os problemas em conjunto. É também uma maneira de dar voz a eles, mostrando que o que eles pensam e sentem também é importante e devem ser ouvidos. É uma maneira ainda melhor de fazer com que eles apliquem e aprendam os conhecimentos obtidos em sala de aula. 

Saiba mais sobre o assunto e descubra como a Aprendizagem Cooperativa pode ser interessante para a sua instituição de ensino. Confira!

Aprendizagem Cooperativa Kagan

Ela foi criada em 1985 pelo professor e psicólogo Dr. Spencer Kagan na Califórnia. Tem como característica fundamental os 4 princípios mais básicos, também conhecidos pela sigla PIPA, que são:

  • Participação Equivalente;
  • Interdependência Positiva;
  • Produção Individual;
  • Alta Interação Simultânea.

Quando os princípios estão alinhados, é possível identificar os principais pontos da Aprendizagem Cooperativa Kagan, que é o simples trabalho em grupo de maneira participativa e ativa. Mas não apenas o trabalho em grupo, e sim o papel de cada um dentro desse grupo. As responsabilidades são divididas, o que ajuda o aluno a entender como delegar tarefas e que isso é necessário para que o trabalho se desenvolva. 

Além disso, os alunos podem ter diferentes papéis dentro do grupo. Em um momento, um aluno pode coordenar, em outro, pode ser o responsável por realizar uma tarefa específica com outro colega e assim por diante.

Por que a metodologia foi criada?

Quando Kagan era professor de psicologia, percebeu que, quando havia demanda por trabalho em equipe, os alunos não lidavam muito bem com a situação. O problema é que não ter essa interação prejudicava os alunos, pois quando saíam da faculdade e iam em busca de um emprego, demoravam a encontrar ou permaneciam pouco tempo no cargo. 

Foi assim que Kagan começou a montar a Aprendizagem Cooperativa. Ele planejou cuidadosamente uma estrutura de ensino na qual os alunos fossem capazes de desenvolver habilidades fundamentais para a vida adulta, como engajamento, raciocínio e interação socioemocional.

Por que trabalhar com a Aprendizagem Cooperativa?

1. Desenvolve diversas habilidades

Com essa metodologia, o aluno consegue desenvolver as mais diversas habilidades que são extremamente úteis para a vida adulta. A resolução de conflitos, por exemplo, é uma delas e uma das mais importantes.

2. Simula situações da vida real

Sabemos que o trabalho em equipe é fundamental para a vida adulta. Lidar com outras pessoas no ambiente de trabalho e também no familiar não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, o adulto estará em contato com pessoas que cresceram com valores e realidades diferentes e, por isso, também possuem opiniões diversas.

3. Desenvolve empatia

A empatia é uma habilidade que qualquer pessoa pode desenvolver. É a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro e, assim, entender melhor as pessoas e por que fazem o que fazem. É uma maneira de não entrar em conflito a todo momento e conviver de uma forma melhor com os colegas.

4. Incentiva a responsabilidade

Quando os alunos estão apenas no papel de alunos, o responsável é o professor. Porém, quando esses mesmos alunos são estimulados a lidar com a papéis diferentes dentro de um grupo, cria-se um senso de responsabilidade. Por exemplo, um dos alunos pode ser o responsável por cuidar do figurino em uma peça teatral, enquanto outros podem ficar responsáveis pela construção do cenário e assim por diante.

5. Aumenta a satisfação dos alunos

A aprendizagem passiva, aquela em que o aluno apenas senta na cadeira e escuta o professor, está cada vez mais deixando de existir. Estimular o aluno a pensar por si e ser o gestor das próprias tarefas em sala de aula é aumentar o aprendizado e a satisfação em estar na sala de aula. 

A Aprendizagem Cooperativa é, sem dúvidas, uma ótima metodologia a ser trabalhada em sala de aula, e aprender mais sobre o assunto para colocá-la em prática é fundamental para o seu sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto e outros que ajudarão no desempenho da sua escola como um todo? Então, assine a nossa newsletter!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter