Como-realizar-o-planejamento-pedagogico-para-2022

Assim como 2020 e 2021, 2022 também será um ano diferente no ambiente escolar e isso vai influenciar diretamente o planejamento pedagógico. Afinal, o ano novo será o de retomada das aulas presenciais e, claro, do conteúdo.

Com tantos desafios, a escola precisa ter um planejamento pedagógico eficiente, bem direcionado, mas que ao mesmo tempo seja facilmente ajustável. Afinal, imprevistos podem acontecer e a necessidade de algumas aulas remotas ainda não foi completamente descartada.

Como fazer todo esse conjunto de possibilidades dar certo? A dica é considerar todos os cenários possíveis e preparar a instituição. Veja como fazer um planejamento pedagógico eficiente para 2022 e garanta um bom ano em sua instituição de ensino. 

Material grátis: Planejamento escolar: o que não pode faltar?

 

O que é planejamento pedagógico?

Em contextos tão incertos quanto o trazido pela pandemia, uma boa gestão pedagógica é essencial para qualquer instituição de sucesso. Afinal, mesmo com a retomada das aulas 100% presenciais prevista para 2022, será preciso realizar e realizar adaptações metodológicas ao longo do ano. 

Isso se faz necessário tanto para que possa existir a adaptação em relação às necessidades da instituição, quanto para que ocorra a adaptação às diferentes realidades dos alunos.

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Dessa forma, o planejamento pedagógico de 2022 será de suma importância. Afinal, é por meio dele que é desenvolvido esse é o plano pedagógico, um documento que serve como referência para desenvolvimento da:

grade curricular;
organização e utilização de espaços e recursos, entre outros.

Ele será o documento de orientação. E em um momento de incertezas e novidades, como o de 2022, isso acaba sendo primordial para o bom funcionamento da escola.

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Dicas para realizar um bom planejamento pedagógico para 2022

Ainda está realizando o planejamento pedagógico de 2022? Veja dicas para não errar!

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Lembre-se de que a pandemia continua

Vai ser ótimo ter a escola cheia de alunos novamente e certamente todos pensarão que as coisas “voltarão ao normal”. Mas o fato é que embora a vacinação tenha avançado um pouco, ainda há muito a ser feito. A pandemia não acabou e isso precisa ser levado em consideração na hora de realizar o planejamento pedagógico.

Assim, os impactos da pandemia devem ser incluídos no planejamento pedagógico. Uma maneira de fazer isso é colocando mais conteúdos científicos em sala. Ou até abordando temas e se preocupando mais com a saúde mental de todos, por exemplo.

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Foque na inovação

Como 2022 certamente não será um ano igual aos anteriores, devido às mudanças trazidas pela pandemia, é preciso considerar a adoção de inovações. Dentre elas, por exemplo, a adoção de metodologias ativas, que podem funcionar bem como o “novo normal”.

Além disso, em muitos casos as metodologias ativas são mais adaptáveis, caso parte das crianças precisem ficar em casa, enquanto outras estão na escola, como vem acontecendo durante essa etapa da pandemia. 

Sem contar que elas usam muito a tecnologia. Isso facilita tanto na retomada das disciplinas, quanto para deixar as aulas mais interessantes e atrativas para os estudantes. Mas claro que, para tudo isso dar certo, é preciso que a escola capacite os docentes. Afinal, as metodologias ativas podem ser novidades para boa parte deles. 

Material grátis: Como usar as Metodologias Ativas em benefício da escola!

 

Ferramentas digitais são indispensáveis

Mesmo que a escola não queria adotar as metodologias ativas agora, é fato que o uso da tecnologia já é e será ainda mais importante em 2022.  Isso deve ser considerado no planejamento pedagógico, visto que sem elas, caso o distanciamento social seja novamente necessário, ele não será possível. 

Dessa forma, é indicado que os professores desenvolvam atividades que permitam que os estudantes usem os computadores para agregar conhecimento, por exemplo. Também podem indicar filmes para enriquecer o conteúdo ou usar os games on-line para a avaliação.

Claro que para tudo isso é preciso que os estudantes tenham acesso aos computadores em casa ou na escola. Caso nem todos tenham, é preciso considerar também as alternativas. Afinal, a gamificação, por exemplo, pode ser feita sem a tecnologia. Enfim, esse planejamento pedagógico deve sempre pensar em que as incertezas podem aparecer e que é preciso ter como adaptar o rumo das aulas, se for necessário, em 2022. 

Em suma, para 2022 será preciso pensar na retomada, mas sem se esquecer do que passou. Assim, o planejamento pedagógico precisa levar em consideração tanto a deficiência de aprendizagem em 20202 e 2021, quanto as incertezas de 2022.

O mesmo deve ser considerado na hora de fazer o planejamento escolar do próximo ano!

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