O que é Metodologia Ativa? Descubra os benefícios

Está em busca de uma nova forma de ensinar, que envolva os estudantes e os prepare para a vida adulta? A Metodologia Ativa pode ser a solução!


O que é Metodologia Ativa? Descubra os benefícios

A cada dia que passa, o desafio de ensinar torna-se ainda maior. As novas gerações estão acostumadas com informações rápidas e imediatas. Isso é muito diferente do que acontecia antigamente e, por isso, a forma tradicional de transmitir o conteúdo acaba se tornando maçante para esses estudantes. É por isso, que é importante buscar alternativas como, por exemplo, a Metodologia Ativa de Aprendizagem. Você a conhece? 

Essa forma de ensinar consegue trazer o aluno para a aula e para a troca de informações. Dessa forma, o que inicialmente era uma explanação do docente, se transforma em interatividade. Isso pode ajudar as novas gerações a se identificarem mais com o ambiente escolar e, consequentemente, absorverem o conteúdo de forma mais leve e natural. 

O que acha de transformar a forma como ensina e deixá-la ainda melhor? Conheça a Metodologia Ativa de Aprendizagem e veja dica de como trabalhá-la em sala de aula! Aproveite para descobrir também como a cultura digital está presente na BNCC, em nosso outro post! 

Afinal, o que é a Metodologia Ativa de Aprendizagem? 

A Metodologia Ativa de Aprendizagem procura trazer o aluno para participar ativamente das aulas. O estudante deixa de ser mero expectador e transforma-se em personagem principal.

Isso é feito com o intuito de aumentar a interatividade e desenvolver a capacidade de absorção de conteúdos de forma participativa e autônoma. Vale lembrar que essa maneira diferente de ensinar resulta em benefícios, não apenas para os discentes, mas também para a instituição. 

Vantagens da Metodologia Ativa de Aprendizagem

Para quem está em busca de conhecimento, a  Metodologia Ativa de Aprendizagem oferece vantagens como:

  • desenvolvimento de confiança;
  • aquisição de autonomia ainda maior para adquirir conhecimento;
  • ter mais prazer em aprender;
  • tornar-se apto na resolução de problemas;
  • ser o protagonista do seu aprendizado;
  • ser preparado para se tornar um profissional mais qualificado e valorizado.

Resumidamente, podemos dizer que, além de o estudante se divertir mais nas aulas e aproveitar mais o estudo, ele passa a se preparar para a vida adulta. Afinal, ao adquirir a capacidade de estudar sozinho ou de resolver problema, ele está desenvolvendo aptidões importantes para que possa ter sucesso em sua carreira profissional. 

Como dissemos, a instituição escolar também só tem a ganhar ao usar a Metodologia Ativa de Aprendizagem. Dentre os benefícios, podemos destacar:

  • conquista de discentes mais engajados com as aulas;
  • maior aprovação por parte dos pais, ao ver os avanços conquistados pelos filhos;
  • aumento do reconhecimento no mercado;
  • ter um diferencial a oferecer à sociedade;
  • maior captação de estudantes, por oferecer uma forma mais interativa de ensinar. 

Dessa forma, é possível afirmar que a Metodologia Ativa de Aprendizagem pode ser uma boa alternativa de ensino, principalmente no atual cenário da educação brasileira, que vem em busca de transformações substanciais, visando atingir melhores resultados.

Por falar em educação no país, um dos desafios encontrados pelos professores é gerir conflitos em sala de aula. Veja algumas dicas em nosso artigo. 

Dicas de Metodologia Ativa de Aprendizagem para aplicar 

Agora que você já sabe o que é e os benefícios trazidos pela a Metodologia Ativa, é hora de saber como trabalhar isso em aula. Confira dicas e avalie a possibilidade de oferecer essa nova maneira de ensinar aos alunos! 

Aprendizagem Baseado em Problemas

Nessa forma de trabalhar, os estudantes se dividem em grupos visando resolver um problema apresentado pelo docente. A ideia é lançar algo que possibilite que os discentes usem os conhecimentos obtidos nas mais variadas disciplinas, para encontrar uma solução. 

Esse tipo de atividade, além de preparar os alunos para resolverem problemas, aguça a curiosidade e estimula a busca por conhecimento. 

Método do Caso

Nessa forma de trabalhar, quem faz as perguntas são os alunos. Eles devem questionar algo sobre o conteúdo abordado em sala e, depois disso, precisam buscar a resposta. Nesse caso, a intenção é aumentar a curiosidade e desenvolver o raciocínio científico.

Aprendizagem Cooperativa

Os alunos devem trabalhar, de forma conjunta, para desenvolver um projeto. Se o trabalho de um deles não for feito, o outro não consegue caminhar. Assim, a cooperação é indispensável.

O estudante aprende a  planejar, analisar e criar alternativas, para casos nos quais algo não saia como planejado. Isso ensina o estudante a solucionar problemas, bem como a lidar com o inesperado. Além disso, desenvolve a habilidade de compreender situações.

Como você pôde notar, há várias maneiras de aplicar a Metodologia Ativa em sala de aula. Usando a imaginação, até os jogos de tabuleiro podem ser úteis. Confira a análise do jogo Ludo nessa prática!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter