Dicas para trabalhar o letramento digital em sala de aula

É impossível fugir da comunicação online e das informações que chegam por meio dela. Veja o que propõe o letramento digital.


Garotinha e mulher sorrindo

Você conhece o termo letramento digital? Embora nem todas as escolas ofereçam esse ensinamento, orientar o estudante quanto à busca por conteúdo online é cada vez mais importante. Afinal, a quantidade de informações falsas que são lançadas diariamente na internet é imensurável. 

O volume de fake news é tão grande que uma pesquisa revelou que os brasileiros acreditam que as informações falsas influenciaram até no resultado das eleições. Por isso, é importante que, dentro de sala de aula, o professor instrua o aluno para que este saiba usar as informações online de maneira positiva. Esse processo também faz parte do chamado letramento digital.

Saiba mais sobre o tema e veja dicas de como usá-lo na escola! Aproveite e confira algumas dicas do uso da tecnologia em sala de aula, no texto A geração Y e o apogeu tecnológico”.

 

O que é letramento digital?

A quantidade de informações cresce rapidamente e o acontecimento de ontem já virou notícia velha. Tudo é muito imediato e, ao mesmo tempo, dito por pessoas diferentes. Essa movimentação fez com que a compreensão de mundo mudasse. Afinal, além de ter acesso ao conteúdo de um jornal online, as pessoas também leem comentários e são envolvidas em uma série de conteúdos nas redes sociais, que nem sempre são verídicos.

É por isso que o letramento digital vem se tornando tão importante. Sucintamente, podemos dizer que ele orienta o aluno a desenvolver um senso crítico, que o ajuda a ter discernimento sobre o que é encontrado na web.

Ao colocar em prática o letramento digital dentro de sala de aula, o professor incentiva o aluno a responder, de forma correta, às necessidades de utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. Isso é necessário para os dias atuais. 

Além disso, dá ao estudante o suporte que ele precisa para conseguir compreender e interagir com textos multimodais, com a mistura de elementos sonoros, desenhos e palavras em uma mesma frase, bem como filtrar e avaliar criticamente as informações encontradas. 

Em suma, podemos dizer que letramento digital é a ajuda ao estudante no uso dos meios online para interagir e se informar, de modo que ele consiga compreender o que está escrito, se comunicar e filtrar o conteúdo real e importante do falso. Dessa forma, prepara o discente para a vida atual e para poder estruturar as suas opiniões em informações verídicas. 

 

Como aplicar letramento digital na escola

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do letramento digital, é hora de saber como levá-lo para a sala de aula. É indicado trabalhar o tema em várias frentes como, por exemplo, mídias digitais e cidadania digital, para ajudar o aluno a consumir o conteúdo de maneira consciente e criá-lo da mesma forma. Confira algumas dicas! 

Veja também como a tecnologia pode ajudar a escola a se comunicar com os pais, em nosso outro post! 

Identifique as ferramentas online usadas pelos estudantes

O primeiro passo a ser dado é encontrar na internet o que é atrativo para o grupo de alunos. O que eles acessam? Usam Twitter, Facebook, Instagram ou Youtube? Eles procuram informações? 

Resumidamente, podemos dizer que o primeiro passo é realizar um diagnóstico para compreender como é a relação entre estudante e vida digital. Com esses dados em mãos, o professor pode ter mais facilidade para personalizar o trabalho em sala de aula. Afinal, os estudantes já terão um conhecimento prévio sobre a ferramenta que será trabalhada, o que facilita na interatividade. 

 

Defina os objetivos

Depois de conhecer melhor a maneira pela qual os alunos interagem virtualmente, é hora de definir os objetivos. Qual será a finalidade de trabalhar o letramento digital em sala de aula? 

É claro que, durante o procedimento, vários tópicos serão desenvolvidos e o desenvolvimento de habilidades será conquistado. Contudo, é preciso saber no que será dado ênfase. Dentre os exemplos do que pode ser trabalhado estão:

  • Linguagens digitais;
  • Apropriação tecnológica;
  • Ética;
  • Uso de redes sociais, entre outros. 

 

Defina o primeiro passo

Agora é hora de dar o primeiro passo e abordar o conteúdo digital em sala de aula. Para isso, é preciso encontrar uma maneira atrativa e moderna. Assim, o estudante irá se identificar com mais facilidade.

Você pode, por exemplo, levar para a sala de aula um vídeo de um youtuber ou um meme que esteja na moda para começar a trabalhar os conteúdos online. Lembre-se sempre de procurar algo atrativo para conquistar melhores resultados. 

 

Incentive a criação

Além de orientar sobre como ler, compreender e buscar informações online, é válido incentivar a criação. Os estudantes podem, por exemplo, trocar conteúdos e mensagens entre eles. Isso permite que eles apliquem o aprendizado e desenvolvam a análise crítica sobre o que leem. 

O ensino do letramento digital na escola pode ser feito também por escolas que adotam as metodologias ativas. Você as conhece? Saiba mais sobre elas e seus benefícios!

 


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter