Como implementar a aprendizagem baseada em projetos na sua escola

Para tornar o dia a dia na escola mais interessante para os estudantes, muitas instituições estão adotando o uso de metodologias ativas. Uma delas é a aprendizagem baseada em projetos, que além de possibilitar que o estudante veja como o que ele aprende na escola pode ser aplicado na prática, ainda permite que a realidade do discente seja considerada no ambiente educacional.

Por meio da aprendizagem baseada em projetos, os alunos pesquisam, debatem e buscam soluções para o problema apresentado pelo docente. Assim, além de se tornarem protagonistas do próprio aprendizado, ainda desenvolvem habilidades necessárias para trabalhar em grupo e passam a compreender como as suas ações são importantes para a sociedade como um todo.

Tudo isso, graças à relação da temática abordada com a realidade dos alunos. O melhor, é que embora a aprendizagem baseada em projetos seja mais comumente adotada no ambiente acadêmico, ela também pode ser usada em escolas. Veja algumas dicas de como trabalhá-la!

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O que é aprendizagem baseada em projetos?

Trata-se de uma metodologia ativa que consiste em chamar o aluno para encontrar alternativas para resolver um problema ou criar algo, por meio de um projeto. Para isso, além de muitas atividades práticas, os alunos também precisarão fazer pesquisas profundas, para que possam encontrar alternativas de soluções para o que foi apresentado.

Isso faz com que o aprofundamento no tema proposto seja grande. Afinal, o discente se envolverá com ele e terá que avaliar diversas possibilidades, antes de trabalhar com um projeto. Dessa forma, desenvolve habilidades, conhecimentos e senso crítico.

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Como funciona a aprendizagem baseada em projeto?

No geral, a aprendizagem baseada em projetos é baseada na apresentação de um problema para os estudantes. Depois disso, com orientação do docente, é elaborado um plano de ação. Em suma, os passos costumam ser os seguintes:

  • O professor apresenta um problema aos alunos;
  • Na sequência, os estudantes devem pesquisar o que faz com que aquele problema aconteça, ou seja, elabora as hipóteses;
  • Depois de identificar as origens, os estudantes devem traçar um caminho para que o problema seja solucionado;
  • Com o projeto de resolução estabelecido, é hora de executá-lo.

Com isso, os estudantes passam a identificar problemas em sua realidade e aprendem a buscar a causa deles. Depois disso, tornam-se capazes de sugerir mudanças que possam solucioná-los.

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Dicas para executar essa metodologia ativa na aula

A aprendizagem baseada em projetos pode ser implantada em turma de diferentes idades. Veja alguns passos que ajudarão a implantar essa prática.

Defina os temas

Escolha temas que tenham ligação com o cotidiano do estudante. Isso fará com que eles se envolvam e tenham mais interesse no trabalho. Além disso, aumentará a possibilidade de colocar em prática.

Os temas podem ser variados e vão desde o lixo espalhado na rua da cidade, até a necessidade de alimentação saudável. O professor deve escolher algo que seja realmente interessante para a turma.

É possível, inclusive, escolher três temas completamente diferentes, para que o aluno escolha com qual deles quer trabalhar.

Divisão de grupos

Uma vez que o professor tenha definido os temas, ele deve conversar com os estudantes e explicar o que irá acontecer. Feito isso, peça que a sala se divida em grupos ou, se for abordar vários temas, peça para que cada aluno escolha em qual deles quer atuar. De toda forma, o trabalho será em equipe.

Apresente o tema

O aprofundamento do conteúdo será feito por meio de pesquisa, mas é importante fazer uma apresentação. O professor deve deixar claro qual é o problema e isso pode ser feito por meio de:

  • Vídeos;
  • Explicação oral;
  • Fotografias, entre outros.

Proponha investigação coletiva

Com todos compreendendo bem o trabalho, peça que eles pesquisem em casa. Depois disso, durante a aula, as dúvidas podem ser sanadas e os estudantes terão tempo para debater sobre o que encontraram. Nesse caso, o professor será um mediador.

As conversas podem seguir online, até que o grupo identifique as causas do problema. Quando isso for feito, o professor pode solicitar que eles escrevam ou preencham um formulário. Na sequência, é preciso incentivar os estudantes a pesquisarem soluções.

Soluções

É possível solicitar que o grupo ofereça uma solução em conjunto, mas que cada aluno participante também entregue um documento, mostrando uma alternativa. Isso ajudará o professor a avaliar o desempenho individual.

Tente colocar o projeto em prática

Caso seja possível, coloque uma das soluções apontadas em prática. Isso motivará os estudantes e aumentará o envolvimento deles com o conteúdo.

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa muito envolvente. Assim como as demais, oferece diversos benefícios. Veja quais são eles.

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