Volta às aulas: dicas para receber bem professores e alunos

O primeiro dia de aula é muito agitado, não é? Então é preciso preparar a volta às aulas para que ela seja produtiva. Veja dicas!


Volta às aulas: dicas para receber bem professores e alunos

Crianças novas, pais preocupados e docentes chegando. Você já passou por isso, não é? Todo início de ano é marcado pela volta às aulas e pelos desafios que esse período traz. Afinal, os alunos chegam cheios de energia e muita história para contar. Do outro lado, os professores precisam conhecer os novos colegas, identificar suas turmas e se preparar para novos desafios. Como fazer tudo isso dar certo?

Esse momento de interação e chegada precisa ser acolhedor. Essas pessoas passarão boa parte dos seus dias, pelo resto do ano, juntas e interagindo. Quanto mais harmônica for essa convivência, mais produtividade será vista. É por isso que a volta às aulas precisa ser preparada com carinho! As pessoas têm que se sentir bem para que possam deixar o local com a certeza de que terão bons dias pela frente. 

Você já programou tudo para receber os alunos e professores? Confira algumas dicas e torne a volta às aulas mais especial! 

1. Volta às aulas merece um evento

Por mais que os professores estejam prontos para ensinar e os alunos estejam interessados na aprendizagem, não adianta insistir. Lançar um monte de conteúdo no primeiro dia de aula provavelmente não surtirá um bom efeito. Lembre-se sempre que todos estão cheios de novidades e querem interagir. Por isso, o melhor a ser feito é estimular esse contato. 

A dica é pensar em um evento e fazer com que a volta às aulas seja diferente dos demais dias letivos. Você pode preparar, por exemplo:

  • uma grande mesa de café da manhã para receber alunos e professores;
  • aula inaugural para apresentar a escola;
  • dia de jogos.Veja dicas de como desenvolvê-los em nosso outro post;
  • dia de palestras para alunos e docentes;
  • um momento recreativo, com música e filme, para estimular a interação. 

A ideia é oferecer um momento diferenciado e que estimule a interatividade tanto da equipe de docentes quanto dos alunos.

2. Facilite a apresentações

Há professores novos na escola nesta volta às aulas? Ótimo, pessoas novas trazem ideias e visões diferentes. Para que elas se adaptem ao novo local de trabalho mais rapidamente, facilite as apresentações. 

Vá até a sala dos professores com os novos contratados e apresente todos os colegas. Isso ajuda na interação entre os profissionais. Lembre-se de que o mesmo vale para os alunos.

Converse com os professores, para que eles peçam que todos os estudantes se apresentem no primeiro dia de aula. Afinal, sempre há um aluno novo e o fato de todos eles falarem os nomes e do que gostam, por exemplo, ajuda na ambientação. 

3. Visita guiada: por que não? 

Assim como a apresentação e o evento, uma visita guiada pela instituição de ensino também é muito interessante. Isso pode ser feito, primeiramente, com os professores, para que todos conheçam as dependências da escola.

Já no primeiro dia de aula, é interessante dividir os alunos e caminhar com eles pelas salas, bibliotecas, quadras, entre outros. Nesse momento, é possível tanto falar sobre as novidades quanto informar as regras

Aproveite essa visita para orientar sobre o uso da quadra, da biblioteca e das demais áreas. Além disso, apresente também qual colaborador é o responsável por cada setor. Qual pessoa o aluno pode procurar se quiser emprestar um livro na biblioteca? E usar a quadra? Essa visita é um bom momento para contar todos esses detalhes. 

4. Divulgue contatos importantes

O momento é de apresentação, tanto das pessoas quanto da escola. Por isso, é importante aproveitar a volta às aulas para deixar todos bem informados também quanto aos contatos úteis. 

Se a sua escola tiver alguma forma de o aluno interagir com o professor fora do horário de aula, por exemplo, informe isso a ele. Disponibilizar e-mails institucionais dos docentes e até telefones importantes, como o da secretaria ou da diretoria, ajuda tanto o aluno quanto o docente a manter contato sempre que precisar. 

Fale também sobre como as notas são divulgadas, se há alguma forma on-line de o aluno acompanhar as faltas, e como deve proceder. Claro que, quando os discentes forem de séries iniciais, esse tipo de informação deve ser dada aos pais. Contudo, alunos do quinto ano em diante já aproveitam melhor esses dados. 

5. Planejamento é tudo

Até agora, nós falamos sobre várias opções de atividades que podem ser feitas na volta às aulas. Claro que a escolha vai depender bastante da idade dos alunos e das facilidades que a escola tem para organizar um evento ou outra atividade.

Seja qual for a sua decisão, é preciso se planejar bem.  Defina com antecedência a programação e lembre-se de deixar um tempo amplo para cada etapa. O Google Drive pode ser uma ferramenta útil para isso. Confira em nosso outro post.

Além disso, prepare a escola previamente, para que o primeiro dia de aula seja perfeito. Limpeza em dia, carteiras no lugar, informativos em mãos e tudo pronto para receber alunos e professores com carinho e respeito. Fazendo isso, você estará dando os primeiros passos para um ano letivo muito produtivo. Aproveite! 

Vale lembrar que a volta às aulas também requer uma atenção especial dos professores, para que todo o conteúdo seja transmitido durante o ano letivo. Veja algumas dicas de itens importantes para esse início!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter