Plano de aula incrível para motivar os alunos das novas gerações

Está com dificuldades para montar um plano de aula relacionando-o à tecnologia? Confira algumas ótimas dicas!


Mulher utilizando seu notebook em uma mesa

Para muitos professores, pode ser difícil lidar com a tecnologia em sala de aula. Criar um plano de aula para os alunos das novas gerações é um desafio necessário. Afinal de contas, manter a atenção dos estudantes não é tarefa fácil quando existem vários outros atrativos nas palmas das mãos.

E, enquanto alguns educadores acreditam que a tecnologia pode atrapalhar no aprendizado, outros podem olhar isso como algo positivo e incentivar o uso desses recursos direcionando-os para o caminho certo.

E, se você está precisando montar um plano de aula incrível, de forma que desperte a atenção dos alunos, e quer inserir as novas tecnologias no dia a dia deles, então está no lugar certo. Confira as dicas abaixo!

Relacione temas de atualidades ao plano de aula

Que tal falar de inovações científicas interessantes de forma que elas possam estar relacionadas ao plano de aula?

Por exemplo, é possível falar da inteligência artificial e relacioná-la à biologia e física, entre outros assuntos. Falar sobre como funciona o algoritmo das redes sociais e relacionar com conhecimentos de matemática. Existem diversas maneiras de envolver temas atuais no plano de aula, de maneira que o educador possa deixar a aula muito mais interessante e, o mais importante, possa mostrar que os conteúdos dados têm aplicação prática no dia a dia.

Confira também dicas de como trabalhar o letramento digital em sala de aula!

Use o conteúdo teórico para criar discussões interessantes

Aqui podemos falar sobre a sala de aula invertida, ou seja, são os alunos que vão debater sobre o assunto. O professor leva para a sala de aula uma temática que possa levantar opiniões diversas. Em seguida, os alunos precisarão, em casa, investigar mais sobre o assunto e se atualizar sobre fatos e dados que, de alguma forma, ajudam a dar embasamento às suas opiniões.

Por fim, é só começar. Você pode dividir os alunos em grupos, pode fazer um júri simulado e assim por diante. O importante é o debate e as informações que serão trazidas pelos alunos.

Utilize itens digitais em sala de aula

Aproveitar a tecnologia em sala de aula é fundamental para prender a atenção do aluno, e ela pode ser facilmente relacionada ao plano de aula.

Existem diversos jogos interativos e gratuitos que os alunos podem utilizar para aprender. Por exemplo, o aplicativo do Duolingo. Ele funciona tanto pelo smartphone, quanto pelo tablet, notebook ou computador, e você pode até criar uma competição com os alunos da sala para incentivar o uso do app diariamente.

Veja também como a cultura digital pode estar presente na BNCC!

É possível também utilizar vídeos para esclarecer melhor um determinado assunto, dar dicas de documentários on-line, de perfis para acompanhar nas redes sociais. Pode criar grupos online para debater sobre determinados assunto. A tecnologia consegue proporcionar inúmeras alternativas para o aprendizado e, por isso, ela pode melhorar o seu plano de aula e envolver mais os alunos.

Use a tecnologia como complemento

Usar a tecnologia no seu plano de aula não significa que o material tradicional em papel tenha que ser abandonado, assim como o quadro. Eles são extremamente úteis para o aprendizado e ensino dos conteúdos.

O que a sua escola pode fazer é complementar esses materiais com a tecnologia existente. Um exemplo de algo bem simples é oferecer o conteúdo dos materiais em papel no formato digital. Assim, o aluno poderá acessá-lo de qualquer lugar como, por exemplo, na sala de espera de um consultório médico.

Além disso, os alunos podem compartilhar materiais entre si, vídeos que são interessantes para determinado conteúdo e assim por diante. 

Estimule a criação de conteúdo online

Uma ótima opção é aproveitar as habilidades de cada aluno para a criação de um blog ou mesmo um canal no YouTube ou um perfil no Instagram, o que é ainda mais versátil.

Pode ser um projeto colaborativo, por exemplo, para a disciplina de história. É possível selecionar um único assunto como a Guerra do Paraguai e pedir para os alunos criarem posts sobre o assunto. Quem gosta de desenhar pode criar imagens digitais, outros alunos podem selecionar fotos interessantes, quem gosta de escrever pode criar a legenda para a postagem e assim por diante.

Como você pode perceber, existem muitas formas de interagir com os alunos utilizando a tecnologia no plano de aula. Para isso, é preciso saber o que há à disposição para ser utilizado e ter a criatividade para inserir essas tecnologias no dia a dia da sala de aula.

Quer receber mais dicas como estas? Então, assine a nossa newsletter!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter