Dicas para manter a positividade dos alunos na quarentena

Como manter a positividade em época de pandemia? Veja dicas para motivar os seus alunos e melhorar a rotina deles!


Menina sorrindo para a mãe e usando um notebook

A rotina de professores e alunos mudou do dia para a noite. Com a pandemia de coronavírus e a chegada dos primeiros casos da doença no Brasil, as aulas foram interrompidas. Agora, a tecnologia virou a aliada e a comunicação entre professores e alunos é virtual. O desafio é transmitir o conhecimento para todos e ainda ajudar os estudantes a manterem a positividade. 

Afinal, são tantas notícias complicadas que, quando o aluno já está em uma idade que compreende tudo, acaba ficando tenso. Isso sem contar a mudança brusca de rotina, de quem vivia correndo na escola e agora não pode sair de casa. 

Claro que esses sentimentos envolvem também os adultos, mas durante as aulas, cabe aos professores ajudarem a turma a manter a positividade. Como fazer isso? Veja dicas e aproveite para conferir um plano de aula incrível para motivar os alunos das novas gerações!

Dicas de como ajudar a manter a positividade dos alunos

Algumas ações simples ajudarão tanto a transmitir o conhecimento, quanto a melhorar o dia dos estudantes. Veja dicas e coloque-as em prática para manter a positividade da turma!  

Comece com uma boa notícia 

Dependendo das idades dos alunos, eles já acompanham tudo o que está acontecendo. Como possuem acesso a jornais online e TV, acabam vendo a tristeza trazida pela doença. Contudo, quando o aluno se informa muito sobre o tema, fica difícil manter a positividade. Afinal, são várias notícias tristes.

Assim, uma maneira do professor ajudá-lo a superar isso é mostrando informações boas. Leve notícias positivas sobre o coronavírus para a sua aula online, às vezes. Mostre as novidades sobre vacinas, por exemplo, ou até sobre países que já conseguiram controlar o problema. Isso ajudará o estudante a compreender que brevemente tudo estará melhor. 

Varie os temas das aulas

É fato que, abordar o tema coronavírus é praticamente impossível, mas é preciso ampliar os horizontes dos alunos. Afinal, há várias coisas boas e diferentes acontecendo no mundo. Se quer que o estudante mantenha a positividade, envolva-o em outro assunto. Leve temas variados para a sua aula online e ajude os discentes a focarem em outras coisas.  

Dê dicas de atividades para fazer em casa

Mesmo com as aulas virtuais, os estudantes ainda ficam com muito tempo vago dentro de casa. Se eles ficarem sem atividade nenhuma, vão novamente acabar se envolvendo com assuntos relacionados à pandemia, o que poderá deixá-los desanimados.

Para mudar isso, dê dicas do que eles podem fazer em casa. Você pode, por exemplo, apresentar uma música ou cantor novo e orientá-los a fazerem pesquisa. Dependendo da idade, você pode ensiná-los a fazer brinquedo com sucata ou fornecer o passo a passo de um origami. O importante é pesquisar maneiras de ajudá-lo a mudar o foco. 

Transforme a lição de casa em game 

Ao invés de dar uma atividade de casa comum para eles fazerem, ofereça um jogo. Você pode tanto pesquisar um aplicativo pronto para indicar para os seus alunos, quanto montar um quiz digital.

Além disso, é possível até ensinar o aluno a construir um quebra-cabeças, com algo que envolva a disciplina, ou a criar o seu próprio jogo em casa. Em suma, inove e ajude-o a voltar o pensamento para outra coisa. 

Motive a comunicação entre alunos

A interação virtual entre os estudantes é muito positiva. Dessa forma, se os alunos tiverem acesso, com facilidade, à internet, monte grupos virtuais. É possível até indicar uma atividade em dupla, para eles fazerem e trocarem informações online. 

Indique um filme como forma de estudo

No lugar de uma lição, indique um filme. Isso ajudará o estudante a se distrair, pensar em novas coisas e se divertir sem sair de casa. Atividades prazerosas são importantes para período de mais tensão, como o atual. 

Colha as sugestões de alunos

O que será que os alunos gostariam de fazer quando as aulas voltarem? Uma atividade em equipe? Uma tarde de jogos? Um grande debate? 

Comece a planejar o retorno e pergunte a eles como gostariam que fosse. Você pode, por exemplo, pedir que cada um dê uma ideia ou que eles escrevam uma redação sobre a volta às aulas dos sonhos. 

Fazer planos para o futuro, com uma rotina mais próxima ao que era antes, ajuda a manter a positividade. Aproveite para ler o nosso artigo: Por que é importante valorizar a ação do aluno?

Sempre faça planos para quando as aulas voltarem

Durante as aulas virtuais, seja positivo e faça planos para a volta às atividades presenciais. Deixe claro para os estudantes que isso irá acontecer e que é só uma questão de tempo. Pensar em um futuro, com uma rotina mais tranquila, ajudará a manter a positividade.

Vídeo engraçado 

Finalize as aulas em grande estilo! Nada como terminar o momento de interação com a turma do que com um meme ou um vídeo engraçado. Isso ajudará a manter o astral dos estudantes elevado. Tente! 

Como você já deve ter notado, a tecnologia é uma grande aliada nesse período. Ela proporciona a comunicação, o ensino, a interação e a informação, tanto dos professores quanto dos alunos. 

A tecnologia também é muito importante para a gestão escolar. Saiba mais!


Portal Planneta Educação

Portal Planneta Educação

Ver artigos

Avalie esse artigo


Assine nossa Newsletter