O que a saúde mental e o exercício físico têm em comum?

Você provavelmente já ouviu falar que realizar atividades físicas é muito importante para a saúde mental e física. E isso vai muito além de manter o peso em dia ou de buscar o fortalecimento muscular. O exercício traz benefícios em diversas áreas da vida e para pessoas de todas as idades, inclusive para as crianças.

No entanto, é válido lembrar que quando a rotina está normal, muitas vezes, os pais nem ficam atentos às atividades físicas dos pequenos. Como eles estão na escola, já participam das aulas de educação física e correm muito no intervalo, o que já ajuda muito nesse processo. 

Porém, durante a pandemia com e com aulas remotas, essa interação no ambiente educacional não existe. Por isso, é preciso se preparar para estimular as crianças a se movimentarem, mesmo que seja dentro do apartamento. 

Veja a importância do exercício físico para a saúde mental e aprendizagem dos pequenos e confira dicas de atividades que podem ser realizadas durante a pandemia! 

Saiba mais: A prática da capoeira dentro do ensino/aprendizagem com base na BNCC!

 

Relação entre atividades esportivas, saúde mental e aprendizagem 

A chegada da pandemia de coronavírus e o isolamento social fez com que as pessoas passassem a se preocupar mais com a saúde mental. Isso pode ser explicado pelo fato de todos, incluindo as crianças, terem sido obrigados a mudarem os seus costumes e a mudarem o estilo de vida. 

Nesse meio, várias pesquisas vêm sendo feitas, para compreender o que pode ser feito para minimizar os danos trazidos pelo isolamento social. Uma delas foi realizada pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com professores e universidades de países da América Latina e Europa.

De acordo com o estudo, quem tem um estilo de vida mais saudável ou passou a fazer exercícios físicos durante a pandemia está conseguindo tolerar o estresse e a ansiedade durante o isolamento social. Ou seja, tem mais saúde mental. 

“Nós temos uma indicação de que as pessoas que, antes da pandemia, eram ativas fisicamente têm apresentado respostas psicológicas mais leves em relação à ansiedade, estresse e estado de humor. E quem está realizando as atividades durante a pandemia também tem apresentado resultados melhores”, disse o professor da EEFERP, Átila Alexandre Trapé, que participou do estudo, em entrevista à rádio USP

Já uma pesquisa feita pelos cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que os estudantes que se destacam nos exercícios físicos tendem a ter um melhor rendimento escolar. Quando comparados aos alunos sedentários, o desempenho chegava a ser 20% superior.

De acordo com os pesquisadores, isso pode ser explicado pela maior produção de sinapses neurais quando o aluno pratica exercícios físicos. Em suma, quando o estudante se exercita ele “induz” o desenvolvimento de células cerebrais. Dessa forma, consequentemente, melhora a aprendizagem e mantém a mente ativa. 

Saiba mais: Atividades recreativas como fonte de motivação e aderência em atividades esportivas!

 

Outros benefícios da prática dos exercícios físicos entre crianças

Além do exercício físico ser positivo para a saúde mental e aprendizagem dos pequenos, ele também oferece outros benefícios. Dentre eles: 

  • Ajuda a incorporar hábitos saudáveis na rotina da criança;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Aprimora a cognição;
  • Estimula a convivência em grupo;
  • Ensina a obedecer regras; 
  • Auxilia na manutenção de peso;
  • Ensina a lidar com frustrações;
  • Diminui o risco de desenvolver ansiedade e depressão, já que auxilia na saúde mental;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora o convívio em sociedade.

Saiba mais: A importância do judô no desenvolvimento das crianças!

 

Atividades para fazer com as crianças em casa

Viu como é importante colocar as crianças para se movimentar em casa? Claro que com a pandemia as possibilidades acabam ficando mais restritas, já que os pais não podem levar os pequenos a um parquinho lotado, por exemplo. Entretanto, há muita coisa a ser feita, que ajudará a melhorar o condicionamento físico e a manter a saúde mental. Dentre elas:

  • Foque em brincadeiras mais ativas, como a de esconder objetos pela casa e procurar.  Isso ajuda a criança a se movimentar;
  • Pular corda é muito divertido e um ótimo exercício. Além disso, com uma boa música tocando, a criança costuma gostar muito;
  • Se tiver espaço na área ou até no quarto, desenhe amarelinha com giz para que os pequenos pulem brincando;
  • Dentro e fora também pode ser uma ótima diversão para dentro de casa. Você só precisa riscar um círculo no chão;
  • Bambolê é uma atividade muito divertida e interessante até mesmo para desenvolver a coordenação motora. O melhor é que pode ser uma brincadeira para dentro de casa; 
  • Quem mora em casa e tem quintal, pode fazer uma corrida de obstáculos;

Vôlei de balão e esconde-esconde também são boas alternativas, que podem ser desenvolvidas até mesmo em apartamento;
O Just Dance é um game que deve ser jogado com o tapete de dança e estimula o exercício físico. 

Além de estimular a atividade física, é importante fazer o possível para tirar as crianças da frente do computador. Uma alternativa é oferecer brinquedos com materiais acessíveis que desenvolvam a coordenação motora das crianças.

Saiba mais: 4 Atividades Relacionadas ao Futebol que podem ser Praticadas Dentro de Casa!

Gostou desse artigo? Pesquise outros temas e tire mais dúvidas no Portal Planneta Educação!

Acesse hoje e garanta os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Informações

Pular para o conteúdo