4 Atividades Relacionadas ao Futebol que podem ser Praticadas Dentro de Casa

Futebol é um esporte muito popular do mundo. É arte, emoção, amor, pulsação, vibração e tantas outras emoções. Por falar em emoções, com as crianças em casa, são muitas as emoções, não é mesmo?

A ausência da escola, a distância dos amigos e a falta de espaço para a prática de atividade física têm sido motivos de fortes emoções com os pequenos que ficam mais ociosos, entediados e por vezes mais impacientes em casa. Assim, o esporte, que foi inventado em 1863 na Inglaterra e se tornou símbolo do Brasil, país reconhecido mundialmente pelos feitos no esporte, pode ser uma alternativa para os que estão dentro de casa.

Para isso, no entanto, são necessárias algumas adaptações no jogo, nas regras ou espaços, o que não é nenhuma novidade para os alunos, já que, segundo dados do censo escolar divulgados pelo MEC, apenas 31% têm os equipamentos adequados para o jogo. Além disso, neste percentual, temos os espaços em que a conservação está deteriorada, ou seja, com o piso rachado ou sem todos os materiais, como redes, gols, entre outros.

Portanto, a grande maioria dos espaços pode ser adaptada para a prática do futebol, com alguns ajustes conforme as dicas a seguir.

 

Dicas de atividades relacionadas ao futebol para praticar dentro de casa

Gol a Gol

A brincadeira com os pares de sapato como traves nos campos de asfalto (ruas) pode ser feita dentro de casa utilizando bolas de meia e criando algumas regras, como espaços demarcados dentro da casa ou passando por alguns desafios como pular, saltar, rolar antes de tentar os gols. Além de divertida, a brincadeira será uma atividade física aos pequenos que estão em casa.

Dedobol

Com tampinhas de garrafa plástica e um espaço plano, as crianças podem fazer demarcações para os gols e tentar acertar os alvos, sendo os jogadores os dedos das mãos. Com toques das tampinhas (petelecos), o objetivo é alcançar o gol adversário.

Chute Numérico

Em uma parede da casa, colocar folhas de papel numerada de 1 até 9, que serão alvos das crianças em chutes, que podem ser definidos em sequência ou ainda somente número ímpares, somente números pares, a data de nascimento, entre outras possibilidades. O objetivo é que as crianças treinem as habilidades manipuladoras e o raciocínio lógico-matemático.

Outra versão deste jogo, se houver mais de uma criança, é que elas tentem acertar os números maiores e façam um desafio no qual vence quem somar os números mais altos em três tentativas de chute.

Futebol de Canudo

Com dois canudos e bolinha de papel amassada, em um campo de futebol adaptado na mesa ou no chão, as crianças sopram a bolinha em direção ao gol. O objetivo é tentar vencer o oponente no sopro. O jogo, que promete ser bastante animado e divertido, é uma possibilidade de desenvolver a capacidade respiratória da criança e habilidades como estratégia e criatividade.

Durante o momento das brincadeiras com as crianças, as capacidades físicas e as habilidades de convívio serão estimuladas, além da possibilidade de troca de conhecimento acerca do esporte, história do esporte e curiosidades entre as famílias.

Para mais dicas que podem te ajudar durante e após o período de isolamento social, acesse o Portal Planneta Educação!

Aproveite e baixe gratuitamente o nosso eBook Gamificação no processo pedagógico!

 

Autoras: Débora Moura Ramos e Leila Costa Almeida.

Informações

Pular para o conteúdo