Creche-e-pre-escola-como-garantir-o-desenvolvimento-infantil

O desenvolvimento infantil precisa ser bem trabalhado nos primeiros anos escolares, para que a criança se prepare para o Ensino Fundamental da melhor maneira possível. Dessa forma, é importante que desde a pré-escola a criança seja estimulada.

Claro que, tudo isso, garantindo o cuidado, o acolhimento e proporcionando um ambiente adequado para a faixa etária. Veja algumas dicas de como proceder para garantir o desenvolvimento infantil da melhor maneira!

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Dicas para estimular o desenvolvimento infantil

Brincar e explorar objetos

A brincadeira faz parte do desenvolvimento infantil desde os primeiros meses de vida. Até os dois anos de idade, as crianças realizam brincadeiras sensório-motoras. É nesse período que imitam ações do corpo e sons, bem como descobrem novos objetos.

Por isso, enquanto bebê é preciso estimular esses movimentos e apresentar novos itens aos pequenos. Dentre as brincadeiras possíveis estão, por exemplo:

  • esconder;
  • encaixar peças;
  • experimentar diferentes objetos como duro e mole;
  • jogar bola;
  • imitar gestos motores.

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Já a partir de 2 anos, é possível começar a compartilhar algumas regras. Assim, brincadeiras como ciranda, por exemplo, já são possíveis. Dentre as atividades que o professor pode propor estão:

  • brincadeiras de roda;
  • esconde-esconde;
  • pega-pega;
  • jogos com bola;
  • marionetes.

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Comunicação

Ao falar em desenvolvimento infantil também é preciso ficar atento à oralidade. Quem tem que ajudar isso é o adulto e uma das maneiras de ajudar os pequenos a aprenderem palavras novas é por meio da contação de histórias.

Mas não é só isso. A interação entre as crianças também deve ser incentivada, para que eles desenvolvam a habilidade de formação de frases e de explicar algo.

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Domínio dos movimentos

A criança nasce cheia de possíveis movimentos do corpo, mas sem o domínio deles. Por isso, faz parte dos cuidados com o desenvolvimento infantil ficar atento à parte motora. Para isso, é preciso ajudar os pequenos a conhecerem o próprio corpo e isso pode ser feito com, por exemplo:

  • rolar em espaço adequado;
  • estímulo para sentar;
  • ambiente que permita engatinhar;
  • local para andar, correr, saltar;
  • jogar objetos;
  • jogos de encaixar objetos;
  • brincadeira de circuito de obstáculos para que a criança tenha que passar por túneis ou pular algo;
  • correr, saltar, pular, entre outros.

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Curiosidade

Os bebês são muito curiosos e vivem atentos a tudo o que está à sua volta. Por isso, é importante que a creche seja um ambiente que estimule e deixe essa curiosidade dos pequenos ainda mais aguçada.

Além disso, é interessante transformar esse instinto curioso em conhecimento. Para isso, já no berçário é interessante desenvolver brincadeiras com:

  • água;
  • areia;
  • terra;
  • pasta de maisena;
  • itens com temperaturas diferentes;
  • sons altos e baixos;
  • novos cheiros.

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Autonomia e cuidados

É na creche também que a criança aprende a se vestir, tomar banho, arrumar o cabelo, alimentar-se, entre outros hábitos importantes. Para eles, cada um desses passos é de descoberta.

No entanto, com o tempo, o docente deve estimular a criança a realizar esses procedimentos com autonomia. O ideal é que ao final da pré-escola a criança consiga realizar hábitos regulares de higiene pessoal. Além disso, por volta de dois anos é adequado que a fralda já possa ser retirada.

Já entre 2 e 3 anos é indicado que elas consigam se alimentar com talheres e que saibam que a mão suja não deve ser colocada na boca. Todos esses hábitos e estímulos ao desenvolvimento infantil devem ser ensinados para os pequenos.

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Formas, cores, gestos e sons

É necessário oferecer diferentes materiais, formatos e cores para que as crianças interajam e conheçam. Brincadeiras com giz, tinta, são interessantes. Além disso, figuras e cartazes nas paredes também são indicados.

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Expressão corporal e música

Com apenas 20 dias de vida uma criança já consegue reconhecer a voz da mãe. Mas antes disso, não conseguem distinguir os sons e ruídos que estão à sua volta.

O primeiro contato com a música vem com as canções de ninar. Depois disso, as músicas que são reunidas com gestos comunicativos ou brincadeiras proporcionam momentos de percepção e de reação ao som e conhecimento do corpo.

Assim, enquanto na creche o docente deve cantar para os pequenos, na pré-escola além do canto, é indicado realizar jogos e brincadeiras musicais.

Vale lembrar que o uso da música na educação infantil é muito indicado e oferece diversos benefícios!

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