Competências gerais da BNCC x Socioemocionais

As competências socioemocionais podem ser usadas como sinônimos das competências gerais da BNCC? Esse é um engano frequente. Saiba mais!


Competências gerais da BNCC x Socioemocionais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serve como referência para a construção dos currículos para as instituições de ensino de todo o Brasil. Para isso, traz como pilares 10 competências gerais da BNCC, que têm como função nortear o trabalho do docente e definir as autoridades que deverão ser desenvolvidas pelo estudante na escola. 

Contudo, dentro das competências gerais da BNCC, existem também as socioemocionais. A questão é que, muitas vezes, os dois termos são usados como sinônimos, o que não é indicado. 

Para compreender melhor as competências gerais da BNCC e diferenciá-las das socioemocionais, também citadas na Base Nacional Comum Curricular, conheça, em separado, cada uma delas. Aproveite também para descobrir o papel da tecnologia e os desafios de implementação do BBCC em nosso artigo! 

 

Competências gerais da BNCC e seus desafios

Claro que a ideia não é transformar o que é dito na lista de competências gerais da BNCC em componente curricular. No entanto, é preciso que o corpo docente esteja ciente delas para que possam ser trabalhadas em sala de aula, junto à abordagem do conhecimento da disciplina. 

Provavelmente, ao conhecer as competências gerais da BNCC, você irá notar que várias delas já são aplicadas na escola. Mesmo assim, agora, quem fazia isso intuitivamente deverá passar a refletir e planejar o trabalho. 

Conheça as 10 competências gerais da BNCC, aproveite para saber mais sobre a BNCC na educação infantil e prepare-se para os novos desafios! 

 

Conhecimento

Aprender sobre a história e entender como ela influencia diretamente na realidade, seja ela cultural ou social. Além disso, saber usar o que foi aprendido para atuar no seu meio e procurar construir uma sociedade mais democrática, justa e inclusiva. 

 

Pensamento científico, criativo e crítico

Usar a base de conhecimento para encontrar soluções de problemas e até fazer novos questionamentos. Cultivar a curiosidade intelectual, desenvolver a criatividade, imaginação e a análise crítica. Estar pronto para testar hipóteses e criar soluções, usando o aprendizado obtido. 

 

Repertório cultural

Participar de produções artísticas e culturais, bem como compreender a sua importância e necessidade. Saber valorizar as diferentes manifestações, sejam elas locais ou internacionais. 

Comunicação

Compreender e saber fazer uso de diferentes formas de se comunicar, como com a escrita, oral, visual motora, digital, sonora e corporal. Saber que pode usar conhecimentos matemáticos e científicos para divulgar informações e ideias. 

Cultura digital

Exercer protagonismo, usar da comunicação crítica e reflexiva, seja no ambiente escolar ou na vida em sociedade. Se preparar para produzir conhecimentos e disseminar informações. 

Trabalho e projeto de vida

Entender e saber valorizar a importância da diversidade, esteja ela presente no ambiente escolar ou não. Compreender que vivências culturais distintas agregam e enriquecem, devendo sempre ser aproveitadas como conhecimento. Dessa forma, pode realizar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.

Argumentação

Estar pronto para negociar, colocar o seu ponto de vista e argumentar. Saber usar o conteúdo aprendido para defender ideias e posicionamentos éticos, importantes para a sociedade como um todo. 

Autoconhecimento e autocuidado

Saber compreender a si mesmo e às suas emoções. Dessa forma, compreender como pode lidar com elas e saber aceitar os sentimentos dos demais. 

Empatia e cooperação

Conseguir se colocar no lugar do outro para tentar solucionar conflitos. Promover o acolhimento e valorizar a diversidade social e cultural sem preconceito. 

Responsabilidade e cidadania

Tomar decisões baseadas em princípios éticos, sustentáveis e inclusivos. Pensar e agir coletivamente. 

Competências gerais da BNCC x socioemocionais

Você provavelmente já compreendeu que há muita coisa classificada como socioemocional dentro das competências gerais da BNCC, correto? É exatamente essa a questão. As socioemocionais estão incluídas, mas não podem ser usadas como sinônimos das competências gerais da BNCC, pois são apenas parte do todo. 

Dentro das competências gerais da BNCC, podemos encontrar como referências socioemocionais:

  • autoconhecimento;
  • autocontrole;
  • automotivação;
  • empatia;
  • habilidades de relacionamento.

Já a cultura digital e o repertório cultural, por exemplo, que também são citados na base da BNCC, não se encaixam nessa classificação. Porém, isso não significa que são menos importantes, mas apenas que a classificação é diferente.

Afinal, entender e compreender a cultura é necessário para viver e trabalhar para melhorar a sociedade. Do outro lado, as habilidades socioemocionais são essenciais para mudar cenários como o da existência do bullying em escolas, que chega a afetar 10% dos estudantes. 

Em suma, podemos dizer que dentro das competências gerais da BNCC, há as socioemocionais, mas elas não são as únicas que definem os 10 pilares. Por isso, os dois termos não devem ser usados como sinônimos. 

Além disso, a cultura digital também está presente na BNCC. Entenda como! 


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